Alimentação Saudável

Chá Preto: ajuda a cuidar da forma e da saúde

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O Chá Preto tem leve ação antioxidante, melhora o humor e é benéfico também para o cérebro, protegendo-o de doenças degenerativas. Hoje, você vai saber mais sobre essa bebida rica em cafeína, que ajuda a queimar gordura e manter o bem-estar.

A planta do Chá Preto é a mesma que dá origem aos Chás Verde e Branco, a Camellia sinesis. A diferença entre eles está na fase em que a erva é colhida e na maneira como é preparada. É assim:

  • Chá Preto – é obtido das folhas mais velhas e passa por um processo de fermentação maior. O que faz sua ação antioxidante ser bem menor do que a dos outros dois. Em compensação, traz muita cafeína.

As etapas de produção do Chá Preto são: drenagem interna sem rotação, rotação, fermentação e secagem fina.

  • Chá Branco – é feito a partir das folhas novas e brotos (parte mais nobre), que são colhidos antes mesmo de as flores se abrirem. Recebe esse nome por causa da coloração prateada da folhagem e brotos. Clique aqui agora e leia mais sobre o Chá Branco.

Nesse caso, a planta não passa por fermentação – o que acentua seu poder antioxidante e reduz seu nível de cafeína. Aqui, a Camellia sinesis é preparada com vaporização parcial e secagem ao ar na luz natural.

  • Chá Verde – apesar de ser elaborado com a planta um pouco mais velha do que a do Chá Branco, ela ainda não passou por um estágio de fermentação tão grande. Clique aqui e leia mais sobre ele.

Dessa forma, oferece ação antioxidante menor do que o Branco, embora mantenha benefício considerável nesse aspecto, além de maior concentração de cafeína. No Chá Verde, as folhas são colocadas sob vapor e em seguida secas.

Conheça mais nutrientes e vantagens do Chá Preto

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Por ser rico em cafeína, o Chá Preto diminui a sensação de fadiga e a sonolência. Tudo devido suas propriedades excitantes, que estimulam o cérebro e dão um aquele up no ânimo e na disposição.

Essa substância ainda ajuda na digestão, pois eleva a produção de ácidos que participam desse processo, e melhora a irrigação das coronárias. Outro destaque é seu efeito termogênico, auxiliar na queima de gordura e no emagrecimento.

Os flavonoides encontrados no Chá Preto são compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que combatem os efeitos dos temidos radicais livres. Ou seja, uma forcinha na prevenção de doenças cardiovasculares e na luta contra o envelhecimento celular.

O acúmulo desses radicais também pode danificar o DNA e alterar as atividades das enzimas, influenciando o surgimento do câncer.

Pensa que acabou? Não! A L-teanina é outro elemento presente no Chá Preto. O que é isso? Um aminoácido atuante no cérebro, favorecendo o aumento de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores ligados ao bem-estar e relaxamento.

O Chá Preto conta com taninos, polifenóis que possuem sutil ação antioxidante. Eles bloqueiam a oxidação do colesterol ruim, o LDL, causa mais frequente da arteriosclerose. Essa doença é o endurecimento das artérias provocado por placas de gordura, colesterol e outras impurezas.

Porém, os polifenois não podem ser ingeridos em excesso porque prejudicam a absorção de outros nutrientes importantes, especialmente o ferro e aminoácidos. Moderação!

Chá Preto: recomendações e contraindicações

O recomendável é, no máximo, três xícaras (de 300ml) por dia, evitando o período da noite, principalmente se você tiver insônia.

Ainda por causa da cafeína presente na bebida, ela é contraindicada para gestantes e lactantes, pois essa substância atravessa a barreira placentária e o leite materno.

Pessoas com úlceras gástricas, hipertensão e batimentos cardíacos irregulares precisam redobrar os cuidados com o excesso de Chá Preto.

Para aproveitar os benefícios do Chá Preto no emagrecimento, o ideal é associar sua ingestão a uma dieta equilibrada e à prática frequente de atividades físicas. Consulte sempre seu médico!

Vai um chazinho aí? Até a próxima!

 

 

 

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