Pedro Mendes

TEMA: Chá de urucum

O urucum é uma planta nativa da América Latina, cujas sementes podem oferecer um corante natural, que pode ser utilizado em alimentos, cosméticos, tintura para roupas, entre outros usos. O chá de urucum, por sua vez, contém propriedades medicinais interessantes e pode ser utilizado para trazer uma série de benefícios para a sua saúde. Conheça neste artigo os benefícios do chá de urucum para a sua saúde, como fazer o chá de urucum e se o chá de urucum emagrece.

O chá de urucum emagrece?

O chá de urucum pode ser utilizado para auxiliar no emagrecimento, uma vez que, entre as suas propriedades medicinais está uma relativa diminuição das taxas de glicose do sangue, bem como um estímulo para a redução da gordura periférica, que fica localizada nas pernas e nos glúteos. Além disso, o chá de urucum emagrece também porque, além das propriedades citadas acima, outro dos benefícios do chá de urucum é a sua função diurética.

Essa função diurética do chá de urucum é responsável por estimular a produção de urina, o que auxilia na eliminação de toxinas do seu corpo, e ajuda no emagrecimento ao contribuir para a diminuição da retenção de líquidos. Entretanto, é importante ressaltar o fato de que o consumo do chá de urucum emagrece, entretanto, não se trata de um remédio milagroso. Para efeitos significativos e permanentes, é necessário investir em uma alimentação equilibrada, e também a prática regular de atividade física.

Quais os benefícios do chá de urucum?

Além de ajudar no processo de emagrecimento, existem outros benefícios do chá de urucum que podem contribuir para a sua saúde. Confira alguns deles na lista abaixo:
1. Ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, diminuindo o LDL e aumentando o HDL, respectivamente o colesterol ruim e o bom;
2. Tem ação antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres;
3. Ajuda no tratamento de problemas na pele, picadas de inseto, feridas e queimaduras, em virtude de sua propriedade cicatrizante;
4. Pode ser usado no combate a vermes;
5. Ajuda a fortalecer o sistema digestivo, e é usado para aliviar sintomas como a azia, a má digestão e outros tipos de desconforto estomacal.

Como fazer o chá de urucum?

Você pode fazer o chá de urucum com as folhas ou com as sementes da planta. Para fazer o chá frio das sementes, utilize uma colher de sobremesa das mesmas, para um copo de água. Basta imergir as sementes na água, e deixar descansando por 24 horas. Depois do tempo indicado, basta retirar as sementes usando um coador, e se servir do chá de urucum. Já para fazer o chá quente com as sementes de urucum, utilize as mesmas medidas. Ferva a água, e então adicione as sementes e deixe ferver por mais um pouco de tempo.

Depois, abafe o chá por cerca de 5 minutos para preservar suas propriedades e consuma em até 12 horas. O chá de urucum feito com as folhas deve ser preparado utilizando 1 litro de água e 1 colher de sobremesa das folhas secas ou 10 folhas de urucum in natura. Ferva a água, adicione as folhas e deixe ferver mais um pouco, depois de desligar, abafe por 5 minutos, coe e sirva o chá. você conheceu os benefícios do chá de urucum para a sua saúde, aprendeu também se o chá de urucum emagrece e como fazer o chá de urucum.

Recomendados para você: