Pedro Mendes

TEMA: Chá de tomilho

Os apaixonados por chá sabem que ele combina em qualquer momento: seja em um bate-papo, um break no intervalo do trabalho, ou para se aquecer nesse friozinho. E se juntarmos essa paixão ao tomilho? Isso mesmo, o tomilho! Quase ninguém sabe, mas a erva geralmente usada para temperar saladas e carnes é uma poderosa aliada no combate à infecções, devido à sua alta capacidade curativa. O resultado não poderia ser outro: Uma surpreendente poção da juventude.

Vamos conhecer um pouco mais dessa planta milagrosa? Originado nas regiões mediterrâneas por volta de 2.000 a.c, o tomilho também está presente em grande parte da culinária francesa e, devido às suas propriedades antibactericidas, acabou sendo um dos “queridinhos” do universo fitoterápico. Além de ser encontrada em lojas especializadas e supermercados, a planta aromática pode ser cultivada em qualquer terreno, é simples de cuidar e brota o ano inteiro. De quebra, embeleza os jardins com a delicadeza das suas cores lilás e branca.

Quais são os benefícios do chá de tomilho?

A infusão possui propriedades sedativas, que ajudam a reduzir a ansiedade e depressão, além de ter em sua composição minerais como cálcio e ferro, que previnem a osteoporose e anemias. A  ingestão frequente do chá relaxa o trato digestivo, aliviando a asia e má digestão. Melhora problemas respiratórios, porque dilata os brônquios trazendo alívio à respiração.

O gargarejo e bochecho com o chá combate à amidalite, placas dentárias bacterianas e infecções bucais. Beber o chá regularmente também auxilia na circulação da corrente sanguínea, porque promove a oxigenação nos vasos. O consumo rotineiro cria uma verdadeira “faxina” no organismo, varrendo e limpando as impurezas causadas pela má alimentação, fungos e bactérias.

Porquê dar preferência ao chá?

Um estudo realizado na Universidade de Medicina do Sul da China revelou que pessoas que incluem o chá no seu cotidiano tem menores chances de desenvolver câncer e outras doenças relacionadas ao fígado, como hepatites e cirroses hepáticas. Reduz em 27% os acidentes vasculares cerebrais, além de prevenir doenças coronarianas, infartos e hemorragias cerebrais. Três xícaras de chá por dia, combatem  em 34%o desenvolvimento da depressão.

Para os iniciantes, é importante saber que o preparo do chá é fundamental no aproveitamento das propriedades da planta: deve ser colocada, em pequenas porções, em uma xícara e em seguida acrescentar a água fervendo. A forma contrária pode prejudicar a extração dos nutrientes. Após isso, deixar em descanso por alguns minutos e acrescentar pouco açúcar. Pronto, já pode degustar!

Atenção!

Como todo produto fitoterápico, o chá de tomilho tem  contra-indicações. As mulheres grávidas  com problemas de pressão alta e diabetes gestacional, como também as que sofrem de náuseas e vômitos nos primeiros meses de gestação. A bebida pode agravar os sintomas, por isso é recomendável evitar. Para as futuras mamães que estão com a saúde em dia, o consumo do chá está liberado, inclusive o chá pode reforçar a proteção contra doenças infecciosas, gripes e resfriados, comuns nesse período devido à baixa do sistema imunológico.

Agora você já sabe que ela não apenas dá um toque mediterrâneo à sua comida. Que tal dar uma olhada no seu armário e preparar uma boa xícara de saúde? Se ainda não usa na sua culinária, na próxima ida ao supermercado você não pode esquecer a sua nova fonte de bem-estar. Um brinde ao tomilho!

Recomendados para você: