Pedro Mendes

TEMA: Chá de tamarindo

Originário da África, o Tamarindo é um fruto utilizado em pratos gastronômicos, além da fruta, suas folhas são benéficas e servem pra usos medicinais, se o hábito de toma-lo for constante, pode trazer diversos benefícios pra saúde. Seus usos medicinais beneficiam o intestino que ajuda a regular as funções do mesmo, ajudando em casos de diarreia, neste caso é recomendado que se tome o chá três vezes ao dia até solucionar o problema.

Beneficiam também em caso de malária, doença tropical, o chá possui propriedades que reduzem a febre, sintoma muito comum na doença. Ajudam também no fígado, pois o chá da folha reduz a acidez do corpo, provocando uma melhora da bile no fígado.

Atua também como vermífugo o chá das folhas ajuda a limpar e acabar com  os vermes comuns em crianças.Ajuda na redução do colesterol e melhora a saúde cardiovascular. Em caso de artrite ajuda a aliviar esse sintoma, ajuda a aliviar também em caso de conjuntivite, basta apenas fazer o chá e com um pedaço de algodão passar nos olhos limpando. Para evitar complicações ao se fazer uso do chá, é sempre importante pedir a opinião do médico para ver se o chá solucionará seu problema ou se ele trará mais problemas.

Chá de tamarindo receita simples

100 g de folhas de tamarindo e 300 ml de água.
Mode de preparo
Coloque a água pra ferver, junto com as folhas de tamarindo, durante três minutos. Desligue o fogo e deixe a mistura descansar por dez minutos.

Benefícios

É comum as pessoas falarem que o chá feito pelas folhas de tamarindo ajuda a emagrecer, mas pesquisas indicam não haver comprovação sobre tal. É importante pesquisar e perguntar ao médico antes de começar a tomar o chá, para no final não causar nenhum malefício ou a pessoa não ficar insatisfeita, caso não haja resultado. Em casos de esteatose hepática, que também significa fígado gordo, o fruto possui um depurativo natural que aprimora o processo digestivo e abaixa o peso do fígado, devido as fibras e dos ácidos insaturados e podem ajudar no tratamento fazendo-se o chá do fruto.

Ingredientes
100 g de tamarindo e um litro de água, deixar ferver e coar, é necessário beber durante o dia, dividindo em três doses.

Outros benefícios

O fruto possui inibidores que ajudam na queda de cabelo, e em casos de diabetes tem propriedades para regular o nível de açúcar no sangue, por ser uma fruta rica em potássio e outros nutrientes, basta apenas fazer o chá das folhas. O chá de tamarindo ajuda a prevenir câncer de cólon-retal, pois possui uma substancia chamada de 6-gingerol, que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas na região do intestino.

Por possuir vitamina C, o chá faz bem ao sistema imunológico e previne o organismo contra problemas de saúde relacionados a infecções trazidos por fungos e micróbios e age contra bactérias que podem trazer a pneumonia e infecções na pele, também estimula o suco gástrico,o que acelera a digestão.Combate inflamações e pode ser considerado como medicamento fitoterápico combatendo inflamações.

Recomendados para você: