Pedro Mendes

TEMA: Chá de salsaparrilha

Encontrada em mais de vinte países e cerca de cinco continentes, a Salsaparrilha (ou Smilax aspera como é conhecida cientificamente), vem sendo usada como um grande aliado à saúde. Utilizada de diversas formas, esta planta é considerada por muitas culturas como um produto medicinal. Países como Portugal e Brasil já faziam benefício do chá da Salsaparrilha, que também pode ser conhecida por variações como alegra-do-campo, salsarraparrilha-rugosa, do reino ou indígena, no caso dos antepassados brasileiros. Porém, a planta salsaparrilha é originária do continente Africano. Tendo sido introduzida, principalmente, pelos exploradores portugueses que foram os responsáveis pela popularização do uso em outros países da Europa e até no Brasil. Apesar dos indígenas já a conhecerem e fazerem uso da sua raiz para fins medicinais.

Os benefícios

Os benefícios do chá de salsaparrilha vêm sendo desfrutados por pessoas preocupadas com diversos aspectos da saúde, mas também no tratamento de enfermidades. Apesar de seu grande poder medicinal, o chá de salsaparrilha tem algumas restrições. Não devendo ser consumido por gestantes e crianças de até 12 anos, salvo se receitado por um especialista.

O fruto da salsaparrilha assemelha-se ao grão do café, ou ainda à groselha. Em tons avermelhados, esta parte da planta não é consumida, afinal a grande maioria das propriedades curativas estão na raiz. Em forma de arbusto a salsaparrilha floresce entre os meses de agosto e outubro, com pequenas flores verde esbranquiçadas nas extremidades dos ramos. Suas folhas são triangulares e verde-escuras, assemelhando-se à corações.

Em sua composição estão elementos como a saponina, também contida no ginseng e nos rizomas e raízes do alcaçuz, por exemplo, tendo como benefício seu poder purificador. Além deste ativo, a planta também contém açucares e gorduras. Os principais benefícios do chá de salsaparrilha são decorrentes de suas ações diuréticas e purificadoras, capazes de eliminar impurezas do organismo.

Além de ser um grande aliado de pessoas que sofrem com o acúmulo de ácido úrico e com a gota, doença causada pelo acúmulo deste ácido no sangue. Além de purificar o sangue e o restante do organismo humano, o chá de salsaparrilha também é bastante indicado para pessoas que sofrem com doenças relacionadas ao fígado, além da hepatite. O chá funciona como um grande higienizador sanguíneo e como um anti-inflamatório natural.

Outro importante benefício da planta é na contribuição à redução do estresse. Uma das doenças consideradas modernas, e que segundo especialistas, pode ser a fonte de outros problemas como a ansiedade e a depressão, por exemplo. Pessoas que sofrem com problemas de pele também podem se beneficiar do uso da salsaparrilha em forma de chá. Desde problemas menos graves como a acne até doenças como a psoríase, que apesar de ser considerada comum sua causa é desconhecida até hoje.

Podendo ser desencadeada por fatores relacionadas à deficiência no sistema imunológico e fragilidade genética. Além de todos estes benefícios, a salsaparrilha pode ser considerada afrodisíaca por conter em seu composto químico o hormônio sexual masculino, a testosterona. Apesar de conter em seu rizoma o hormônio e ter sido usada amplamente para este fim, não foi comprovada a potencialidade com relação ao aumento do apetite sexual nos consumidores do chá de salsaparrilha.

Recomendados para você: