Pedro Mendes

TEMA: Chá de Rosas

Conhecida por seu cheiro cativante e seu toque romântico, poucas pessoas conhecem os inúmeros benefícios e propriedades medicinais da rosa quando usada em chá. Se sua doçura natural é aproveitada sem que conheçamos seu real sabor, na bebida a rosa agrada até mesmo aqueles que não se consideram amantes de chás. Confira alguns benefícios e para que serve o chá de rosa no corpo.

Inúmeros benefícios do chá de rosa

1. Melhora o sistema digestivo: o chá de rosa é especialmente eficaz na área intestinal, pois nutre a mucosa gástrica, contribuindo para o desenvolvimento de boas bactérias do intestino, ajuda na expulsão de resíduos e aumenta as defesas contra doenças e infecções. Além disso, os diversos ácidos orgânicos presentes nas pétalas de rosa impulsionam a digestão como um todo.
2. Aperfeiçoa o sistema imunológico: por conta de sua alta dose de vitamina C, duas xícaras por dia são suficientes para melhorar a imunidade geral do organismo.
3. Cuida e trata da pele: o chá de rosa possui vitaminas A e E, dois oxidantes que contém tudo que uma pele saudável precisa: confere hidratação, combate olheiras e reduz rugas e linhas finas. Além disso, ela ainda retarda o envelhecimento restringindo os radicais livres. Suas propriedades antissépticas, antibacterianas e anti-inflamatórias ajudam diretamente nas doenças de pele, como a acne e espinhas.
4. Cura dor de garganta: a combinação da bebida morna com sua vitamina C combatem a infecção na garganta e aliviam a dor de uma só vez.
5. Cura males intestinais: por possuir propriedades desintoxicantes, o chá de rosa é um laxante natural, que age em pessoas constipadas, com diarreia, disenteria ou doenças de fígado.
6. Combate a retenção de líquidos: o chá de rosa atua no nível da vesícula e do fígado, limpando e ativando os mecanismos diuréticos regulando os líquidos contidos no corpo. Esse é um benefício que apesar de ser notado na primeira xícara do chá, pode-se comprovar o efeito mais duradouro com um consumo diário.
7. Acalma e regula o humor: os efeitos calmantes do chá de rosa atuam sobre o sistema nervoso do corpo, aliviando a fadiga e a insônia, além de combater as dores menstruais.

O chá de rosa é ideal para ser consumido como bebida, mas sua utilidade não se restringe só a isso: com tantos benefícios para a pele, pode-se lavar o rosto usando o chá, mantendo a maciez e hidratação, além de diminuir manchas no local. O chá de rosa branca também tem uma aplicação específica na lavagem vaginal, onde tem efeito calmante, refrescante e desinfetante, atenuando irritações na mucosa.

Preparando seu chá de rosas

Ferva uma xícara de água e adicione 5 ou 6 pétalas de rosa. É importante recomendar que as pétalas estejam frescas, uma vez que suas propriedades podem se perder rapidamente com o processo de secagem, em especial a vitamina C. Depois de dez minutos de infusão, coe e beba morno. Com tantos benefícios e qualidades, agora você vai olhar com outros olhos para a rosa e com certeza não vai pensar duas vezes antes de aproveitar o lado medicinal dessa planta, hein?

Recomendados para você: