Pedro Mendes

Chá de rooibos

Cultivada apenas na África do Sul, a planta Roibbos foi usada durante séculos por tribos para preparar bebidas quentes que traziam diversos benefícios a saúde. Sendo uma planta herbácea é muito conhecida ao redor do mundo por ter benefícios semelhantes ao chá verde, chá branco e chá oolong. Entretanto o chá de rooibos tem seu próprio conjunto de nutrientes e compostos.

O chá de rooibos (conhecida também como chá de arbusto vermelho) é apenas um derivado da planta Camellia sinensis, e o chá é feito a partir da infusão das folhas. A planta cresce em condições extremas na região de Cederberg, região ocidental da África do sul. Geralmente seu processo se inicia através da colheita das hestes e folhas, estas mesmas são cortadas, oxidadas e secadas ao sol.

Benefícios

O chá de roibbos possui ação antioxidante, então pode ser usado como detox, ajuda no envelhecimento precoce da pele assim como contribui no combate a formação de tumores. O chá de rooibos também possui propriedades antialérgicas que podem ser usadas no tratamento de insônia, dores de cabeça, dores no estomago, cólicas, etc. Além disso, o chá de rooibos pode ser usado como desintoxicante, auxiliando na perda de peso.

É também muito utilizado por atletas como bebida isotônica auxiliando na reposição dos sais minerais que foram perdidos durante a prática de exercícios físicos. A planta é rica em potássio, magnésio, zinco e ferro, também ajuda a manter a boa saúde dos ossos e dentes. Estudos indicam que o chá de rooibos possui propriedades que ajudam a controlar os níveis de colesterol ruim, proteger o coração e prevenir a infertilidade. Além de alguns outros males referentes a ansiedade.

Como preparar

Se você já possuir os saquinhos do chá, ou ervas, basta iniciar o preparo da seguinte maneira: Coloque a água no fogo e espere, quando estiver fervendo, coloque a erva e então apague o fogo tapando o recipiente. Espere descansar por mais ou menos 10 minutos para que a água absorva os nutrientes e o sabor da erva. 10 g equivalem a 1 litro de água, e vale lembrar que a erva já é adocicada então não há necessidade de pôr açúcar. Entretanto fica a gosto de cada um.

Como consumir?

É recomendável que se consuma o chá da erva três vezes ao dia. De manhã ao acordar, a tarde após o almoço e a noite antes de dormir. Ela pode ser consumida quente em dias frios, e gelada em dias mais quentes, como um refresco. Você se propicia de um ótimo sabor e ainda assim se nutre de todos os benefícios. Uma dica simples é acrescentar mel e limão à bebida, ela ficará ainda mais saborosa.

O chá de rooibos possui apenas 2 calorias por xícara, pode ser ingerida no lugar de café com leite, isso pode fazer com que você deixe de ganhar cerca de 80 calorias. E bebidas como refrigerantes que são ricas em açúcar, indo contra a indicação medica de consumir de 6 a 9 colheres por dia, fazem você engordar cerca de 2 quilos em um ano, ao contrário do chá que tem desintoxicante e auxilia como detox fazendo com que você perca peso, sem acrescentar açúcar, é claro, já que é uma planta levemente adocicada.

Precauções e contraindicações

Nos estudos realizados até o momento não houveram contraindicações referente ao chá de rooibos. Vale ressaltar que para qualquer fim da utilização da planta, é bom consultar antes um médico.

Recomendados para você: