Pedro Mendes

TEMA: Chá de Orégano

Originalmente utilizado na cozinha mediterrânea por seu aroma acentuado, o orégano passou a integrar também o conjunto de temperos da culinária brasileira. Contudo, seu efeito vai muito além do cheiro de pizza saindo do forno. Da família da manjerona e de nome científico origanum vulgare, suas folhas ovais e esverdeadas fazem tanto impacto à saúde como à gastronomia. As propriedades medicinais do orégano abrangem o auxílio ao tratamento de diversos tipos de doença como gripe, problemas digestivos, perda de peso e até câncer.

Outros benefícios medicinais que o orégano possui

1.Anti-inflamatório
2.Antibactericida
3.Antioxidante
4.Antifúngico
5.Rico em Ômega 3
6.Contém vitamina A, C, K e complexo B
7.Fortalece o sistema imunológico
8.Rico em fibras.

Um dos mais importantes princípios ativos do orégano é o carvacrol. Ele sozinho é o responsável por vários benefícios da erva. O carvacrol é encontrado nos óleos essenciais do orégano e é um poderoso agente antimicrobiano, sedativo natural, conservante natural e anti-inflamatório. A ação anti-inflamatória do orégano alcança o combate de diversas doenças já que a inflamação é um dos principais fatores das enfermidades da sociedade ocidental. A mitologia grega diz que Afrodite, deusa do amor, plantou a primeira muda de orégano. Apesar de a história pertencer à literatura fictícia, podemos compreender que prevenir-se de doenças ingerindo alimentos saudáveis é fruto de amor próprio.

Conheça cinco problemas de saúde que o chá de orégano ajuda a prevenir

1.Doenças do coração, a erva aromática tem ação antioxidante, ou seja, protege o organismo dos radicais livres ajudando a diminuir inflamações no organismo. Consequentemente, previne doenças cardiovasculares. Por ser rica em potássio ajuda a controlar a pressão arterial elevada. O orégano também contém ômega 3, substância que não é produzida pelo corpo e, deste modo, precisa ser ingerida. O ômega 3 tem ação anti-inflamatória promovendo a saúde do coração.
2.Gripe, a planta de Afrodite fortalece o sistema imunológico, desse modo, previne e combate à gripe. Também alivia as crises de tosse já que a planta possui propriedades que diminuem o reflexo da tosse naturalmente.
3. Cólicas menstruais, beber chá de orégano pode diminuir as dores menstruais devido à ação diurética e sudorífera da planta eliminando as toxinas do organismo. A ingestão de chá de orégano com frequência também favorece a regulagem do ciclo menstrual e previne a menopausa precoce.
4.Perda de peso, o óleo de orégano presente no carvacrol auxilia na diminuição do apetite assim como prolonga a sensação de saciedade. Sua propriedade anti-inflamatória atua no tecido adiposo branco reduzindo a inflamação do tecido.
5.Digestão, o fígado é responsável pela ação antitóxica do organismo eliminando gorduras, álcool, etc. O chá de orégano estimula a produção de bile no fígado emulsificando a gordura. Dessa forma, o orégano auxilia na digestão e diminui os efeitos da indigestão.

Receita

2 colheres de chá de orégano
1 xícara de água

Modo de preparado

Coloque a água em uma panela para ferver. Após a fervura, coloque o orégano na água e desligue o fogo. Tampe a panela. Espere cinco minutos. Beba o chá de orégano morno. De preferência não adoçar. Se achar necessário adoce com mel.Não são conhecidos efeitos colaterais do consumo de orégano, contudo, é aconselhável procurar um médico em caso de doença.

Recomendados para você: