Pedro Mendes

TEMA: Chá de noni

Ela é de origem asiática. Mas, há muitos anos é famosa mundialmente como a fruta milagrosa. Seu nome? Morinda Citrifolia. Ou, simplesmente, Noni. Chegou ao Brasil há pouco mais de 20 anos.Porém,é na região nordeste do país que está concentrada a maior parte  das plantações da fruta, em pequenos pomares caseiros. Em uma sociedade em que as pessoas são cobradas para serem magras, a publicidade em torno da fruta usa esse eixo para que cada vez mais pessoas passem a ser usuários da fruta. A promessa de perda de peso fácil e rápida, é pelo fato do Noni ser um excelente diurético, desintoxicante, estimula o metabolismo, queima gordura, regula o intestino, e ainda ajuda a saciar a vontade de comer doce.

Tratamento de doenças

Apesar de a medicina convencional não reconhecer a fruta como eficaz ao tratamento de doenças, a medicina alternativa assegura que a Noni é o milagre dos tempos modernos, e a utiliza para cura de toda e qualquer doença. A Noni, que pode ser consumida em forma de cápsulas, chá ou suco, tem um potencial antioxidante altíssimo que procura os radicais livres de oxigênio e neutraliza seus efeitos negativos, trazendo inúmeros benefícios para a saúde. Sua fórmula ainda é rica em Ômega-6, óxido nítrico, vitaminas A e C, minerais, potássio e fibras.

Estudos revelam que cada 100 gramas de polpa da fruta madura, contem 270%  da quantidade de vitamina C, que é conhecida por ser um poderoso antioxidante, recomendada para um dia. Especialistas afirmam que a soma dos componentes dessa milagrosa fruta  inibe mais de 100 doenças, entre elas: problemas no sistema nervoso, diabetes, gota, hipertensão, problemas respiratórios, doenças sexualmente transmissíveis, mal de e câncer. Ainda retarda o envelhecimento da pele, combate febres, relaxa os músculos, exerce efeitos de dilatação nos vasos sanguíneos normalizando a pressão arterial e auxiliando na manutenção de um coração saudável, e aumenta a imunidade.

A Noni e a cura do câncer

O número de pessoas diagnosticadas com câncer cresce a cada dia. O Instituto Nacional de Câncer (Inca), registrou, em 2016,  596 mil novos casos de câncer no país. Diante disso, a medicina alternativa indica o uso do suco de Noni na prevenção de vários tipos de cânceres, como, por exemplo, o de pulmão, fígado e renal, devido ao elevado nível de antioxidantes. Estudos científicos comprovam a eficácia do consumo do suco ou chá de Noni na redução do risco de câncer. Isso ocorre porque a fruto tem a capacidade de bloquear a ligação de ADN-cancerígena. Além disso, retarda o crescimento de tumor de glândulas mamarias, diminuindo significativamente o peso e o volume dos tumores.

Contra indicação

Por outro lado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a importação, comercialização e uso de produtos derivados da fruta. Segundo a Anvisa, os estudos realizados até o momento, apesar de não decisivo, revelam alguns casos de danos ao fígado e nos rins, por ter um nível elevado de potássio. Outra restrição é com os diabéticos, por conter alto nível de glicose.

Existe também um alerta que a Noni pode desenvolver a hepatite,B já que os problemas hepáticos ocorrem porque o fígado funciona como um filtro de toda e qualquer substancia ingerida. Mesmo proibido pela Anvisa, diversas pesquisas avaliam  a segurança e eficácia que o suco ou chá tem proporcionado. A recomendação feita pelos profissionais da medicina alternativa é que deve ser consumido, no máximo,30 ml do suco por dia.

Recomendados para você: