Pedro Mendes

TEMA: Chá de maracujá

O maracujá é uma fruta tropical muito comum no Brasil e na América como um todo. Existem mais de 500 espécies de maracujá espalhadas pelo mundo, sendo o mais o maracujá-mirim, com seu sabor azedo e coloração amarelada. A fruta é particularmente conhecida como calmante natural e recentemente tem sido usada no auxílio da perda de peso. No entanto, não é apenas isso que o maracujá tem a oferecer, há diversos benefícios que a fruta pode trazer para sua saúde.

Com seu sabor azedo e doce ao mesmo tempo, o modo mais comum para aproveitar todas as propriedades tem sido o chá de maracujá. E ainda mais: também vamos dar duas deliciosas receitas desse chá para que você também possa se beneficiar com a fruta. Se você sofre com ansiedade ou depressão, essa é uma boa pedida, já que o maracujá diminui a ansiedade, que causa estresse, e este, por sua vez, tensão muscular, e tudo isso sem atuar diretamente na parte do nosso cérebro que controla o sono.

Ele apenas reduz a noção que diminui a vontade de dormir ou de ficar deitado, como no caso de depressão. O maracujá é uma grande fonte de vitamina C, que é antioxidante e ajuda nosso sistema imunológico a eliminar os causadores de doenças como o câncer, por exemplo. O chá de maracujá também ajuda no controle da pressão arterial, já que tem potássio, que, por sua vez, equilibra os níveis de sal do corpo. Porém, mesmo com tantos benefícios, o chá e a fruta não são tão indicados para quem sofre com pressão baixa. Consulte seu médico ou nutricionista antes de consumir maracujá. Podendo haver queda de pressão e/ ou sonolência.

Outros benefícios do chá de maracujá

1. Ajuda no tratamento de doenças como gastrite, úlcera, vício em drogas e alcoolismo;
2. Diminui a diabetes;
3. É rico em vitamina A
4. Previne o envelhecimento precoce (devido à grande quantidade de vitamina A e C);
5. Combate o mau colesterol;
6. Ajuda a acabar com a insônia;
7. Melhora o sistema imunológico;
8. Ajuda a diminuir as ondas de calor da menopausa;
9. Melhora a digestão;
10. Ajuda a melhorar a visão.

Então, ficou convencido do quão boa essa fruta é para sua saúde? Sendo assim, aqui vão duas deliciosas receitas de chá,para que você aproveite todas as propriedades do maracujá.

Chá de Maracujá (com a polpa)

Ingredientes

10 colheres (sopa) de açúcar
1 litro de água
1 maçã (cortada em pedaços)
5 cravos da índia
2 paus de canela
1 maracujá (com semente)

Modo de preparo

Derreta o açúcar e acrescente água antes que comece a queimar. Mexa até dissolver. Retire a polpa do maracujá, com semente e tudo. Acrescente o maracujá, a maçã em pedaços, a canela e os cravos e ferva por 10- 15 minutos. Não é necessário coar.

Chá de Maracujá (com as folhas)

Ingredientes

1 colher de chá de folha secas ou trituradas de maracujá

Modo de preparo

Em uma xícara de chá adicione as folhas secas, frescas ou trituradas do maracujá e com 175 ml de água quente. Tapar, deixe repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber.

Recomendados para você: