Pedro Mendes

TEMA: Chá de maçã

O consumo do chá de maçã traz muitos benefícios à saúde. E isto parece ser uma boa notícia para os amantes de chá, uma vez que, a maçã além de saborosa é rica em nutrientes tais como, Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C, além de conter vitaminas B1, B2, Niacina e sais minerais compondo um valor nutritivo de peso. Desde de tempos remotos, muitas culturas antigas haviam percebido que os chás em geral, podem trazer muitos benefícios para o nosso corpo.

Alguns chás ainda carregam a fama de possuir propriedades curativas. Ao longo dos anos, estudos apontaram o porquê isto ocorre de fato, pois, há nas frutas, plantas e raízes enorme quantidade de nutrientes e vitaminas. Este é o caso por exemplo do chá de maçã. Esse composto vitamínico encontrado na fruta, ajuda a combater diversos problemas de saúde leves, pode auxiliar no processo de emagrecimento e inclusive atuar na prevenção de câncer.

Benefícios

Isto se deve ao fato de que há na casca da maça uma enorme quantidade de antioxidantes, estes são excelentes no combate do envelhecimento da pele, pois provocam renovação celular, com as células saudáveis a pele pode se manter por muito mais tempo firme e bonita. Além disso, o chá de maça é ótimo para quem deseja perder alguns quilos na balança, pois, como todo líquido, o chá por si só causa uma grande sensação de saciedade, e além disso o chá de maçã ajuda a absorver a gordura do organismo de maneira saudável.

A casca da maçã também é responsável por ajudar na eliminação de líquidos, tirando assim o inchaço do corpo. Além dos benefícios estéticos, o chá de maçã pode ser um ótimo agente contra o câncer de mama, câncer de útero e fígado, pois, os fitoquímicos podem agir evitando o crescimento de células carcinogênicas. Um bom e velho ditado inglês muito bem apontava que a maçã é um ótimo combatente contra doenças e deficiências proteicas do organismo “An apple a day keeps doctor away” (Uma maçã por dia mantém o médico afastado).

Isto porque as propriedades da maçã tem como atributos, fibra, flavonoides e frutose, isso se reverte em nosso organismo como um ótimo contributo. Por isso, para que o chá de maçã consiga atingir de maneira muito eficaz todos os setores do organismo é necessário que se haja bom preparo. Portanto, manter as propriedades na maçã presentes no chá é fundamental, e para isso, lavar bem a fruta, deixar o líquido livre de açúcar e também manter a água em fervura alta, são requisitos mínimos para que o chá de maçã obtenha o que é necessário para o benefício no corpo.

Lembrar sempre de levar a casca à fervura junto a água, pois é nela que se encontram os tão famosos antioxidantes, ou flavonoides, que varrem os radicais livres que danificam o ADN (Ácido desoxirribonucleico). Portanto os benefícios para a saúde são muitos, além de todos os benefícios já citados, o chá de maçã pode também atuar como um antidepressivo leve, por conta da torrente vitamínica que entra na corrente sanguínea fortalecendo os neurônios, ocasionando assim uma melhor fluidez na troca de informações sinápticas, o que possibilita um cérebro mais saudável e menos suscetível a doenças psicológicas.

Recomendados para você: