Pedro Mendes

TEMA: Chá de Losna

A Losna é uma planta muito utilizada na medicina, conhecida também como Absinto, ou Sintro, utilizada com frequência para ajudar a baixar a febre ou para completar o tratamento contra vermes. A planta é um tipo de Artemísia, que possui sabor muito amargo e é usada no combate de vermes intestinais e melhorar a digestão, vinda da Europa, possui flores de coloração amarelada e o arbusto e pode chegar a noventa centímetros de altura, as folhas são aromáticas e podem ser usadas como cercas vivas, as partes que são utilizadas são as folhas e as partes superiores das flores, que podem ser utilizadas como em chá, tintura ou compressa.

Benefícios

Ajuda a combater vermes, má digestão, favorece a contração uterina, ajudando a descer a menstruação, caso atrase, melhora as defesas do corpo, limpa e desintoxica o fígado. Aumenta o apetite, combate a azia, acidez, náusea, vomito, e flatulência. É aconselhado se tomar em jejum e por ser um antibiótico pode ser utilizado em casos de intoxicação alimentar. Como tem a ação de estimular o cérebro se usa para combater a neuralgia, depressão e esgotamento nervoso. Por possuir benefício de anti-inflamatório pode ser útil em casos de artrite e artrose.

Também é utilizada no combate de pulgas e piolhos, utilizado em casos de micose, dermatite causada pelo uso de fralda, pé-de-atleta, queda de cabelo e contusões.Em casos de tratamento de anemias, ameniza menstruações difíceis e dolorosas, também regulariza o ciclo menstrual. O chá tem propriedades tônica, vermífuga, estimulante uterina, colagoga, anti-inflamatória, estimula o fígado e o sistema imunológico.

Modo de se utilizar o chá

Compressa: molhar um pano com o chá e colocar sobre a pele que deseja tratar, sendo útil em caso de picada de inseto ou arranhão; extrato fluído: tomar dois ml(quarenta gotas do chá) diluída em água em jejum para eliminar vermes. É indicado tomar durante quinze dias, durante alguns meses ou de forma habitual.

Contraindicações

Infelizmente tudo que é consumido em excesso, pode causar consequências, o que também se aplica a este chá pode causar cólicas abdominais, sangramento e aumento de pressão, nem pessoas que podem possuir quadro de gastrite. As contraindicações não devem ser usadas durante a gravidez, pois possui efeito abortivo, nem em caso de pressão alta. Em forma de chá não deverá ser usado por mais de quatro semanas consecutivas, a não ser por prescrição médica.

Quanto aos efeitos colaterais por altas doses, se pode citar: tremores, convulsões, tonturas e delírios. Se usado com álcool, pode causar dependência, alucinações e até mesmo danos neurológicos irreversíveis/permanentes. É indicado que não se ultrapasse duas xícaras ao dia, já que as altas doses são perigosas e deve-se evitar beber o chá com álcool. A conservação da Losna é de extrema importância, deve-se armazenar seca, colocar em local bem ventilado, deixando longe dos raios solares.Em seguida é necessário colocar e conservar as flores da Losna em caixas de madeira.Se deve usar as flores, colidas após desabrocharem.E as folhas se opta por aquelas que foram durante formação dos órgãos de reprodução.

Recomendados para você: