Pedro Mendes

Chá de lavanda

A lavanda é uma flor violeta conhecida também por Alfazema e por ser uma erva apenas para relaxar, mas possui muitos outros benefícios, e a melhor maneira de aproveitar estes benefícios é ao fazer o chá da erva. Seu benefício mais conhecido é o de ajudar quem está com insônia, pois deixa a pessoa que o toma mais relaxada e garante um sono mais tranquilo, basta apenas tomar uma xícara antes de dormir e o problema de insônia será resolvido.

Outros benefícios são na ajuda no sistema digestivo, a flatulência, infecções intestinais e problemas de estomago, costumam ser eliminados ao tomar o chá. Outro benefício é no cabelo e é muito eficaz como queda de cabelo e caspa, para resolver basta apenas aplicar o chá de lavanda no couro cabeludo fazendo massagem todos os dias, e depois só secar o cabelo. O chá é muito eficaz no combate contra as dores de cabeça, para solucionar o problema, é recomendado tomar uma xícara deste chá todos os dias.

Outro grande benefício do chá de lavanda é que diminui a ansiedade e acalma os nervos, há redução do estresse e auxilia no combate a depressão. Quando aplicado sobre a pele, ajuda na cicatrização de lesões e é eficaz para sarar úlceras existentes na boca, porque suas propriedades são muito benéficas para a saúde das e ajuda também no combate ao mau hálito. Auxilia também de forma muito eficaz na diminuição da febre, especificamente quando o corpo está combatendo vírus ou bactérias.

O chá é eficaz também em relação ao trato respiratório, no caso de pessoas que sofrem de doenças respiratórias, pois possui bronco dilatadores. Recomenda-se que ele seja tomado, quando a pessoa estiver com resfriados, crises de bronquite, asma ou qualquer distúrbio respiratório. O chá possui um gosto muito agradável e contém muitos benefícios para a saúde e combate inúmeras doenças, a seguir algumas receitas.

Chá de Lavanda e Mel

Duas colheres de sopa de lavanda fresca picada; Oito copos de água fria; Mel (se preferir o chá mais doce).

Chá apenas de lavanda

Quatro colheres de chá de lavandas frescas ou uma colher de sopa das secas; Água.

Chá de lavanda e camomila

Tanto a lavanda quanto a camomila são bastante famosas por suas propriedades calmantes, rendem um chá muito suave e gostoso, resultando assim numa boa noite de sono a quem o tomar; Uma colher de chá de lavanda; Uma colher de chá de camomila; Duzentos e trinta ml de água quente.

Chá gelado de lavanda e pêssego

Um litro de água; três xícaras de chá de lavanda e uma colher grande de sopa de lavandas secas; Cinco pêssegos brancos; Cinquenta gramas de açúcar; Setenta gramas de xarope de açúcar.

Algumas dicas para o preparo dos chás

As flores de lavanda são completamente seguras e comestíveis; Se as flores de lavanda estão fora de alcance, poderá ser substituído por algumas gotas de óleo de lavanda puro. O chá de Lavanda assim como tudo em excesso, pode intoxicar, é necessário ir ao médico.

Recomendados para você: