Pedro Mendes

TEMA: Chá de lavanda

A lavanda, ou alfazema, é muito conhecida por seu cheiro agradável, sendo muito utilizada em diversos produtos de limpeza e higiene. O que poucos sabem é que a erva pode ter muito mais a oferecer para a saúde do corpo quando usada em chá. Não se engane, o cheiro é só uma de suas qualidades: a lavanda tem propriedades analgésica, antisséptica, antiemética, anti-inflamatória, antiespasmódica, calmante, cicatrizante e muito mais.

Descubra para que serve o chá de lavanda na saúde do seu corpo

1. Alivia dores intestinais: o chá de alfazema pode ser tomado após o almoço, evitando dores digestivas e a formação de gases.
2. Combate o estresse: a lavanda também é aliada de pessoas com estresse crônico e ansiedade, estimulando a liberação de neurotransmissores compensando o excesso de hormônios do estresse no corpo.
3. Acalma dores: os efeitos analgésicos do chá de alfazema fazem com que o corpo fique menos sensível a estímulos dolorosos.
4. Combate a anemia: sua poderosa combinação de cálcio, ferro, vitamina A e outros compostos ajudam a combater a anemia, fortalecendo o corpo.
5. Ajuda o estomago: o chá de lavanda também tem minerais que permitem a prevenção de constipação, indigestão, inchaço e cólicas. Suas propriedades anticonvulsivas e antiespasmódicas ainda ajudam a sedentar o estômago e regular o movimento peristáltico.
6. Combate a insônia: os efeitos relaxantes do chá de lavanda proporcionam melhores noites de sono, principalmente se consumido poucas horas antes de deitar. A alfazema é conhecida por ser um calmante natural.
7. Tem efeito anti-inflamatório: o chá de lavanda também alivia dores de cabeça, febre, artrite e irritações na pele com seu efeito anti-inflamatório.
8. Evita a ansiedade: o efeito calmante da alfazema é conhecido desde a antiguidade como um dos mais eficazes.
9. Beneficia o cabelo: sua eficácia ainda combate a queda de cabelo e caspa, se usado para lavar a cabeça.
10. Melhora o sistema imunológico: o chá de lavanda aumenta a produção de glóbulos brancos, prevenindo infecções bacterianas no corpo.
11. Alivia os efeitos da menstruação: o efeito antiespasmódico e analgésico do chá de alfazema aliviam náuseas, dores abdominais e regulam o ciclo menstrual.
12. Protege o sistema respiratório: o chá de lavanda protege o corpo contra doenças no sistema respiratório, como asma, bronquite, tosse, catarro, sinusites e resfriados.
13. Acelera a cicatrização: suas propriedades também limpam, amaciam e acalmam a pele inflamada, acelerando a cicatrização contra feridas e picadas de inseto.
14. Protege o sistema cardiovascular: suas propriedades anticoagulantes reduzem o colesterol ruim, reduzindo as chances de um coágulo se formar, além de diminuir as chances de se desenvolver aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

Receita para o chá de lavanda

Para cada litro de água, use duas colheres de folhas frescas de alfazema. Ferva a água e adicione as folhas de lavanda. Deixe tampado por dez minutos e depois é só coar e beber.Agora que você conhece os inúmeros benefícios e para que serve o chá de lavanda no seu corpo, não deixe de preparar sua xícara. Vale lembrar que todos os efeitos da planta se fortalecem com o uso regular da bebida.

Recomendados para você: