Pedro Mendes

TEMA: Chá de Kava

Você conhece a kava? Se trata de uma pimenta da Polinésia usada há milhares de anos na cura e cerimônias religiosas por seus efeitos calmantes e outras propriedades. O chá de kava serve para diversas coisas no seu corpo, por possuir efeito analgésico, antidepressivo, antisséptico, ansiolítico, antimicótico, antimicrobiano, anticonvulsivante, antiespasmódico, anestésico e relaxante. Com tantas qualidades, você deve estar curioso para descobrir os benefícios da bebida.

Benefícios

1. Combate a ansiedade e estresse: o chá de kava alivia a ansiedade e reduz o estresse. Seu efeito calmante normaliza as atividades hormonais no corpo e diminui a liberação de hormônios do estresse no sangue.
2. Alivia dor de cabeça: seu efeito analgésico alivia quase que imediatamente dores de cabeça e enxaqueca, trazendo profundo relaxamento.
3. Protege e cura e garganta: inflamações na garganta são aliviadas e curadas com os efeitos antissépticos, anestésicos e anti-inflamatórios do chá da kava.
4. Previne o câncer: o chá de kava estimula o funcionamento de genes supressores de tumores e desabilita células que viriam a se tornar cancerígenas.
5. Alivia os sintomas da menopausa: o consumo regular do chá de kava ajuda com mudanças de humor e irritabilidade causados pela menopausa.
6. Reduz significativamente o risco de acidente vascular cerebral: suas propriedades estimulam o cérebro contra o AVC.
7. Combate a insônia: o chá de kava possui fitocromos especiais que promovem padrões de sono saudáveis, recuperando a mente e o corpo. Seu efeito calmante ainda diminui a insônia, conferindo noites muito mais tranquilas.
8. Alivia dores bucais: a aplicação do chá nos dentes e gengiva alivia dores com seu efeito calmante, mesmo sem apresentar efeitos de cura direta.
9. Ajuda os músculos: o chá de kava também trata sintomas da dor muscular e rigidez nos tendões. Lesões traumáticas, sensibilidade local e espasmos musculares são atenuados com o consumo da bebida.
10. Previne queda de cabelo: suas propriedades calmantes penetram nos nervos do couro cabeludo, minimizando a perda e a queda de cabelo.
11. Protege o sistema urinário: o chá de kava tem efeito antibacteriano e antifúngico que tratam infecções no corpo todo, em especial no trato urinário.
12. Mantém a pele saudável: a presença de colágeno no chá de kava permite que a pele mantenha sua elasticidade, evitando rugas e flacidez.

Contraindicações

Apesar de tantas qualidades, o chá de kava possui contra indicações para pessoas em certas circunstancias, como por exemplo, hipertensos: o uso contínuo da bebida pode desencadear episódios de hipertensão; grávidas e lactantes, além de pessoas com problemas no fígado. Além disso, também é bom ressaltar que por conter fortes efeitos calmantes e anestésicos, não é recomendado beber o chá de kava e dirigir, pois a bebida diminui os reflexos.

Como fazer seu chá de kava

Em uma xícara de água fervente, adicione uma colher de kava em pó. Abafe e deixe em infusão por cerca de dez minutos. Coe e consuma depois que esfriar. Beba em seguida, ainda morno. Agora que você conhece essa planta medicinal que veio direto da Polinésia para trazer benefícios para a saúde do seu corpo, não deixe de aproveitar o chá de kava.

Recomendados para você: