Pedro Mendes

Chá de Jucá

A planta Jucá é utilizada na versão de chás, no combate a diversos desconfortos e doenças como por exemplo a diabetes. Seu uso na medicina natural é bastante eficaz, tanto a baga quanto a casca dessa planta, podem ser usadas na preparação do chá. O chá deve ser ingerido com muito cuidado, do contrário, ingerido demais,pode provocar muitos efeitos indesejáveis e irá atuar como uma planta tóxica.

Benefícios de atuação

1. Diabetes
2. Gengivite
3. Gota
4. Sífilis
5. Hemorragia
6. Reumatismo
7. Disenteria
8. Asma
9. Cólica intestinal
10. Tosse com catarro
11. Hemorroida.

Informações gerais

O chá é muito utilizado em regiões do Sudeste e no litoral no Nordeste especialmente em Ceará e Pernambuco. Sua árvore é de grande porte e é nativa da Mata Atlântica. É considerada como ébano brasileiro, devido a sua madeira ser muito dura, por isso se encontram apelidos como o pau-ferro.Por causa de sua durabilidade e resistência, o pau-ferro é ótimo na fabricação de instrumentos musicais como violinos e violões e vigas.

A planta jucá possui a copa arredondada e ampla com cerca de seis a doze metros de diâmetro. O porte é muito imponente, podendo atingir de vinte a trinta metros de altura. O tronco possui variações de diâmetro de cinquenta a oitenta centímetros, possui coloração clara, liso e descamante, resultando em um efeito visual diferente e, em diversos casos, é utilizado para decoração. As folhas são verde-escuro, compostas bipinadas. Suas flores aparecem no verão e no outono, possuem cores amarelas e são de pequeno porte.

Mas, o que é fitoterápico?

É quando se utiliza plantas medicinais ou bioativas em diversas preparações sem os métodos científicos, para o tratamento de doenças e na recuperação da saúde. Considera-se também como medicamento fitoterápico toda preparação farmacêutica como, pomadas, extratos e capsulas, se utilizando como matérias primas partes de planta.

Receitas de chá de Jucá

1. Quatro favas de jucás
2. Um litro de água
3. Mel a gosto.

Modo de preparo

Lave as favas de jucá e coloque para ferver por cinco minutos, em um litro de água. Após esfriar conserve na geladeira. Beba dois copos da bebida por dia, preferencialmente um pela manhã e outro após o almoço.

Chá de Jucá com limão

1. Três favas de Jucá
2. O suco de limão
3. Duas colheres de chá.

Modo de preparo

Coloque os favos com a quantidade de litro de água e deixe ferver por cerca de cinco minutos. Desligue o fogo e acrescente o suco do limão. Em uma xícara,com a bebida morna, adoce á gosto. Em uma xícara, adoce a bebida, morna com duas colheres de chá de mel com própolis. Essa receita é ideal para ser ingerida antes de dormir. É revigorante para acordar com disposição no dia seguinte.

Curiosidades

O chá de jucá também serve para os mais supersticiosos, pois, há uma lenda por trás do pau-ferro, ou a planta de Jucá. Essa lenda conta que antepassados que usavam as folhas da planta para fazer chá, diziam conseguir uma força sobre humana. O chá foi muitas vezes citadas em épocas de conflito ou guerra também, como um auxiliador dos combatentes no campo de guerra. Há também quem diz que o chá de Jucá serve também para quem precisa de uma força nos relacionamentos. Podendo ajudar geralmente mulheres a conseguir um bom marido. Muito se fala também que as propriedades da Planta de Jucá são propriedades medicinais xamânicos excelentes para a cura de qualquer doença, muitas vezes até mesmo o câncer pode ser combatido ou boa parte dele.

Recomendados para você: