Pedro Mendes

TEMA: Chá de inhame

Quais são os principais benefícios e mistérios que circundam o inhame? Vamos investigar. O inhame, também chamado de cará, é um alimento 100% natural, energético e nutritivo. É muito fácil encontrá-lo no Brasil devido à facilidade de ser cultivado de forma orgânica em clima tropical e subtropical. Há boatos na internet de que o chá da casca do inhame fortalece o muco cervical da mulher, prolongando o período fértil e estimulando a ovulação e a produção de óvulos.

Chá de inhame para engravidar

Ou seja, mulheres teriam mais chances de engravidar tomando o chá da casca do inhame. A substância responsável por isso seria o fito-hormônio “diosgenina”, um estrogênio vegetal. O equilíbrio hormonal da mulher conquistado pelo consumo dessa substância auxiliaria na concepção de uma nova vida. Se sua intenção é fazer o chá de inhame para engravidar, atente-se, pois existe diversos tipos de inhame e alguns inhames (ou sua casca) poderiam ser tóxicos à saúde, quando consumidos em quantidade.

Para uma ação mais leve, o inhame pode ser cozido e introduzido na alimentação do dia-a-dia. Também pode ser feito o “leite vegetal” de inhame. E se você não tem tempo ou não costuma cozinhar, em algumas lojas você encontra o “elixir de inhame” ou a “vitamina para engravidar” (em forma de cápsulas). Vale lembrar que contribuir com a fertilidade não é um privilégio do inhame, outros alimentos também podem auxiliar no controle hormonal e fortalecimento da saúde da mulher como a soja, por exemplo. Além disso, há muitos alimentos afrodisíacos como as castanhas e nozes, entre outros, capazes de contribuir nesse processo.

Mas não adianta consumir o chá de inhame e não ter uma dieta e um estilo de vida saudável, uma coisa contribui com a outra. Não há estudos científicos que comprovem a validade e eficácia do chá da casca de inhame, mas há estudos que comprovam a importância da dieta saudável para uma boa gravidez e um bom desenvolvimento do feto. Por isso, se você deseja mesmo engravidar está na hora de repensar a sua vida.

Outros benefícios

Outro benefício do inhame que afeta diretamente a vida da mulher é a diminuição dos sintomas da tensão pré-menstrual e do famoso enjoo matinal sentido pelas mulheres grávidas. Touché, todos os seus problemas antes e depois da gravidez estão resolvidos! Não, não é bem assim.Adverte-se sobre o seu consumo em excesso, efeitos colaterais, precauções e contraindicações. Qualquer produto a ser consumido, principalmente em excesso, na gravidez precisa ser indicado por um médico especialista ou nutricionista.

O inhame também possui outros benefícios como: a limpeza do sangue através da pele, rins e intestinos; ação anti-inflamatória, auxiliando no tratamento de artrite, reumatismo, infecções, sífilis. Essa história toda de inhame e gravidez me fez lembrar naquele outro boato e na sua ação contra o mosquito da dengue. Apesar de não se confirmar que o inhame previna a dengue, ele auxilia na recuperação de quem contraiu a doença. Você deve estar pensando: “Esse inhame é porreta mesmo!” Entre tantos mitos e boatos, uma coisa é certa: o inhame fortalece o seu sistema imunológico! E deve ser por isso, que é muito indicado em casos diversos.

Recomendados para você: