none

Chá de hortelã

Não se sabe corretamente quando o chá de hortelã foi descoberto, mas sabe-se que o uso desse chá possui mais de mil anos e seus mais diversos benefícios também é conhecido, o uso mais comum do mesmo são os chás medicinais, é um dos mais consumidos no Brasil e no mundo. Existem dois tipos de hortelã que são usados para chás e cada um para situações diferentes, existe a hortelã comum e existe a hortelã-pimenta.

O chá de hortelã tradicional trata a má digestão, náuseas e vômitos, mas se usado com as demais ervas medicinais ela auxilia na: baixa o colesterol, contra dor de cabeça, contra cólica menstrual, ajuda a eliminar germes, combate a tricomaníase genital, a limpar e a descongestionar o nariz, combate dores abdominais, combate a diarreia com sangue, tem efeito sedativo e ajuda a acalmar e pegar no sono, entre outros e ajuda a emagrecer.

Há algumas receitas que são de conhecimento popular

1. Para febre: o chá pode ser associado com ulmária ou rainha-dos-prados com laranja-amarga. A receita mistura: 15 g de folhas de hortelã 70 g de flores de tília 10 g de rainha-dos-prados 5 g de laranja-amarga 150 ml de água fervente Coloque em uma xícara de chá e coloque a água. Em seguida, deixar repousar por dez minutos e depois coar.
2. Para enjoos, cólicas menstruais e gases deve ser preparado da seguinte maneira: Duas colheres de chá de folhas secas de hortelã-pimenta ou duas ou três folhas frescas e 150 ml de água fervente. Coloque as folhas em uma xícara de chá e encha com água fervente, deixar repousar de cinco a sete minutos e depois coar. O chá deve ser bebido de três a quatro vezes por dia e após as refeições.
3. Contra diarreia: duas a três colheres de folhas secas ou folhas frescas de hortelã e 150 ml de água fervente. Numa xícara adicione a hortelã e a água fervente, tampe e deixe repousar por dez minutos. Este chá deverá ser tomado de três a quatro vezes por dia entre ou após as refeições.

Quanto mais natural estiver a hortelã melhor, o que poucas pessoas sabem é que da pra se plantar a hortelã em casa, pois é de fácil cultivo, é necessário manter constantemente a terra úmida, bem tratada e com fertilizantes, ela só da flores quando se encontra em serras úmidas mas prefere solos arenosos, bem drenados, sendo mais indicado manter a planta em um vaso ou em uma floreira no alto, por exemplo.

É necessário podar a hortelã regularmente, o que poderá ser feito quando se retirar alguns talos para consumo. O chá de hortelã não é recomendado durante a gestação, pois pode afetar o feto, e não é indicado para crianças com menos de cinco anos de idade. O chá é uma opção mais saudável para pessoas que preferem não tomar medicamentos manipulados em farmácias ou pessoas que possuem alguma restrição a medicamentos e pode ser encontrado em capsulas em farmácias especializadas, em farmácias populares comuns do dia a dia.

Recomendados para você: