Pedro Mendes

TEMA: Chá de folha de abacate

Rico em vitaminas e antioxidantes, o abacate fortalece o sistema imunológico e previne a formação de aterosclerose. São vários os benefícios que a fruta traz para a saúde, ele hidrata a pele e os cabelos, e por conter colesterol bom, o HDL, ele faz com que melhore a circulação sanguínea. E para quem faz treinos nas academias ou mesmo por conta própria, o abacate é rico em energia, ajudando assim na disposição. Ele também previne doenças cardíacas e o câncer.

Benefícios

Se a fruta já é rica em benefícios para a saúde, o chá da folha de abacate também é. Magnésio, ferro, zinco, potássio, cálcio, manganês e fósforo são os minerais compostos pela a folha de abacate. O chá feito pela a folha de abacate combate a úlcera, auxilia no tratamento de convulsões, tem ação antioxidantes e é um ótimo remédio natural. O chá também auxilia na perda de peso e tem ação diurética, fazendo assim com que o corpo diminua o inchaço através da urina, que surge em decorrência da retenção de líquido no corpo.

Para fazer o chá é necessário colocar um litro de água em uma panela, acrescentar dez folhas de abacate e levar ao fogo. Deixe ferver por 3 minutos e deligue. Após isso, deixar descansar por dez minutos, depois é só coar e já está pronto para beber. O chá de folha de abacate pode de ser adoçado com açúcar mascavo ou mel. Lembrando que a cada 10 gramas da folha de abacate contém 2,5 gramas de proteínas.

Deve-se lavar bem as folhas de abacate antes de usá-las, verificar se as folhas não estão manchadas ou infectadas e o chá pronto não pode permanecer mais de 24 horas na geladeira, esses são um dos cuidados necessários para o melhor uso das folhas de abacate no chá. Assim como qualquer alimento que vamos ingerir temos o hábito de olhar se está em bom estado, é o que devemos fazer com folhas, sementes e cascas de respectivos chás que iremos fazer.

Contraindicações

Para mulheres que estão grávidas ou amamentando devem evitar tomar o chá de folha de abacate. E para pessoas que tem diabetes devem ter muito cuidado, pois como o chá reduz o nível de açúcar no sangue e como os diabéticos por já tomarem remédios para diminuir o açúcar no sangue, utilizando os dois métodos pode haver uma diminuição mais do que o normal da taxa. O ideal é procurar um médico para que possa tomar as medidas necessárias. E não pode tomar mais do que duas xícaras do chá por dia, o excesso do consumo deste chá pode prejudicar a saúde.

Procurar por um especialista, seja ele médico ou nutricionista, é fundamental para qualquer mudança na alimentação e para manter uma boa saúde. Ficar sempre em alerta com os pequenos problemas de saúde que aparecer é de grande importância para prevenir doenças mais graves. E, sempre, fazer atividades físicas, optar por uma boa alimentação e utilizar os chás no dia a dia faz com que você tenha uma vida mais saudável.

Recomendados para você: