Pedro Mendes

TEMA: Chá de erva-cidreira.

A Erva-Cidreira, de nome científico Melissa officinalis L. e conhecida também conhecida como Capim-cidreira, Cidreira, Melissa ou Citronete tem um sabor inconfundível e é muito popular no Brasil todo. Encontrá-la é fácil. Ela é uma planta de origem Européia e Asiática e pode ser encontrada por todo o território nacional. A parte que se utiliza para fazer chás, remédios ou até mesmo na indústria cosmética são as folhas, ramos e flores.

Benefícios

Relaxante, reconfortante e saboroso, o chá possui propriedades calmantes, expectoraste e diurética e contém vários componentes nutritivos, como a Vitamina B6, Vitamina C, Vitamina A, flato, Vitamina E, niacina tiamina, ácido pantotênico, riboflavina, cobre, cálcio, ferro, zinco, magnésio, proteína, potássio e fósforo. Todas essas propriedade ajudam a prevenir algumas doenças, como constipação, diabetes, hipertensão arterial, indigestão, febre e muitos outros problemas de saúde.

Sua ingestão também pode ajudar a dar uma aspecto mais saudável e vívido aos dentes, pele e cabelos. O chá também é indicado como remédio caseiro para auxiliar os tratamentos de depressão, ansiedade, epilepsia, insônia, enxaqueca, mas claro, sem deixar o tratamento médico de lado. O chá também pode ser utilizado para momento de relaxamento e pode ser um aliado na hora de pegar no sono. Mas, suas propriedades vão muito além do que as pessoas costumam imaginar.

A erva-cidreira também possui efeito tônico sobre alguns órgãos, como o coração e sistema circulatório e ainda ajuda a combater o vírus da caxumba e herpes. O óleo essencial da erva também traz benefícios para o cérebro, controlando o sistema nervoso e protegendo o órgão de excessos de estímulos. Algumas pessoas costumam confundir os tipos de ervas que existem , sendo três delas mais comuns: a Erva-Cidreira (Melissa Officinalis l), a Cidreira-Brasileira (Lippia Alba) e a Capim-Cidreira (Cymbopogon Citratus).

A Erva-Cidreira

Também conhecida como melissa, é rasteira e lembram um pouco a folha de hortelã. Ela é considerada a mais calmante dos três tipos de Cidreiras e possui um sabor suave e refrescante. Ela ajuda a estimular a transpiração e também pode ser utilizada como repelente de insetos, basta macerá-la e passar na pele.

A Cidreira-Brasileira

Também é conhecida como lípia e cidreira de árvore. Ela são um pouco menores que suas primas e também um pouco mais “peludas”. Suas flores são roxas e o seu sabor costuma ser mais encorpado.

A Capim-Cidreira

É a mais comum das três. Ela é conhecida como capim-santo e suas folhas são bem estreitas e longas, se assemelhando a um capim realmente. Essa erva tem um aroma um pouco voltado pro cítrico, lembrando o limão.

Como preparar

Seja qual for a planta da sua escolha, preparar seu chá é muito simples: basta adicionar uma porção de folhas de Erva-Cidreira à água fervente e deixando a mistura repousar, tapada por poucos minutos. Depois, é só coar o chá e se deliciar com o gostinho inconfundível. Para melhor usufruir os benefícios do chá, tomar de 3 a 4 xícaras da bebida por dia.

Contraindicações

Uma dose muita alta pode incluir queda da pressão, diminuição da frequência cardíaca e sonolência. Por isso, use com moderação! Insira a Erva-Cidreira no seu dia-a-dia e confira todos os benefícios que ela pode trazer para a sua vida.

Recomendados para você: