Pedro Mendes

TEMA: Chá de confrei

Você conhece o confrei? A erva, apesar de ter inúmeras propriedades medicinais, ainda é pouco conhecida por aqui. Trazida para o Brasil na década da Europa, a planta tem diversos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo, como ácido fólico, ascórbico, tânico, nicotínico, galotânico, vitaminas A, B1, B2, B12, C e E, amidos, ferro, carboidratos, fósforo e outros. Com tantas propriedades, o chá de confrei é uma ótima solução para a cura e prevenção de diversas doenças. Descubra a seguir para que ele serve no seu corpo.

Benefícios e para quê serve?

  1. É anti-inflamatório: o chá de confrei tem efeitos anti-inflamatórios que aceleram a cicatrização de feridas além de evitar micoses, dermatites, tuberculose, espinhas, etc.
  2. Tem efeito sedativo: doenças nervosas e pulmonares podem ser atenuadas com o chá de confrei, que age como sedativo. Seu efeito calmante também reduz o estresse e diminui a insônia, sendo uma ótima saída para melhorar a qualidade de noites de sono.
  3. Combate infecções: o chá de confrei também pode ser usado contra tosse, doenças na garganta e gengiva, além de eliminar a diarreia.
  4. Cicatriza feridas: o ácido úrico presente no chá de confrei também estimula a cicatrização da pele e o crescimento de novas células. Devido ao seu incrível poder regenerativo, o confrei também pode ser aplicado externamente em feridas abertas, a fim de maior velocidade no processo da cura e cicatrização dermal.
  5. Auxilia o aparelho digestivo: o chá de confrei também alivia problemas intestinais como azia, refluxo ácido e indigestão, além de trazer alívio à área após o consumo.
  6. Alivia sintomas da artrose: a erva alivia as dores e inflamações causadas por degeneração e lesões, em especial sintomas da artrose e atrite.
  7. Fortalece os ossos: o chá de confrei é rico em cálcio e aminoácidos que fortalecem os ossos e diminuem a progressão da osteoporose.
  8. Contra hematomas e sangramentos: hemorragias nasais e sangramentos no corpo podem ser atenuadas com o chá de confrei. Seus taninos têm efeito adstringente nos vasos sanguíneos, diminuindo a perda de sangue.
  9. Controla a diabetes: o confrei também regula os níveis de açúcar no sangue, equilibrando a produção de insulina, diminuindo os sintomas da diabetes e úlceras.
  10. Alivia a bronquite: por ser altamente anti-inflamatório, o chá de confrei também reduz a inflamação nas vias respiratórias de quem sofre de bronquite.
  11. Combate a anemia: o chá de confrei tem nutrientes como a vitamina C, ferro e niacina, que fortalecem o corpo e estimulam a produção de glóbulos vermelhos, aumentando a circulação e fortalecendo o sistema imunológico.

Preparando seu chá de confrei

Para cada litro de água, use trinta gramas de folhas de confrei. Depois de ferver, coe e deixe esfriar. Depois disso é só consumir e aproveitar seu chá de confrei.

Contraindicações

Apesar das diversas qualidades e benefícios, não se deve consumir esse chá em excesso. O uso exagerado do confrei pode acarretar em problemas no fígado, assim como na bexiga. É recomendado também que não se prolongue no uso do chá de confrei a menos que o mesmo seja receitado por um médico.

Recomendados para você: