Pedro Mendes

TEMA: Chá de cebola

Sabe aquele alimento que por estar na nossa rotina todos os dias, acaba por ter suas propriedades e benefícios pouco conhecidos? É o caso da cebola: mesmo estando em diversas cozinhas brasileiras, poucos sabem para que serve no corpo, imagine então quantos sabem de suas qualidades em um chá! Descubra a seguir que o chá de cebola possui diversas utilidades na saúde do seu corpo:

Benefícios

1. Emagrece: os diversos óleos essenciais presentes na cebola aceleram o metabolismo e reduzem as inflamações, favorecendo a perda de peso. Além de seu baixíssimo calórico, o chá também estimula a queima de gordura e produz a sensação de saciedade, por conta de suas fibras que preenchem o estômago. A bebida pode ser combinada com a prática de exercícios para um maior efeito na perda de peso.
2. Melhora a circulação: o chá de cebola possui efeitos em todo o sistema circulatório, impedindo a obstrução das artérias e melhorando todo o fluxo de sangue no corpo.
3. Combate a prisão de ventre: o funcionamento intestinal depende fortemente do consumo de fibras de um indivíduo, e pesquisas indicam que os brasileiros consomem bem menos que o recomendado para a manutenção do intestino. O chá de cebola também ajuda na eliminação de toxinas do corpo, contribuindo para todo o sistema digestivo.
4. Controla a glicemia: as propriedades da cebola incluem regulação de apetite e da vontade de comer doces, prevenindo a diabetes e normatizando as taxas de açúcar no sangue.
5. Evita o envelhecimento precoce: suas capacidades antioxidantes evitam o envelhecimento da pele. Suas vitaminas A e E combatem o excesso de radicais livres, enquanto a vitamina C ajuda na produção de colágeno, deixando a pele mais firme e prevenindo rugas. Além disso, outros nutrientes diminuem as marcas de expressão e deixam a pele macia.
6. Previne o câncer: os compostos encontrados no chá de cebola impedem o crescimento de diversos tipos de câncer, como os de cólon, estômago, ovário e laringe.
7. Combate a anemia: o chá de cebola contém fósforo, ferro e vitamina E, que favorecem a produção de glóbulos vermelhos, transportando sangue para todo o corpo e combatendo a anemia.
8. É anti-inflamatório: o sistema imunológico também é favorecido por conta dos efeitos anti-inflamatórios do chá de cebola, por conta de seus flavonoides.
9. Eleva a testosterona: o consumo diário do chá de cebola aumenta a produção do hormônio masculino, sendo um ótimo aliado para homens que querem elevar o hormônio estimulador da síntese proteica.

Preparando seu chá de cebola

Segure as lágrimas, descasque e fatie uma cebola de tamanho médio. A cebola roxa é uma alternativa mais rica em antioxidantes. Ferva três copos de água e coloque a cebola fatiada dentro deixando cozinhar por dez minutos. Retire do fogo e deixe esfriar, para depois bater no liquidificador e consumir. O chá de cebola possui um sabor forte característico do vegetal, mas você pode ameniza-lo com raspas de limão ou gengibre. Agora que você conhece os diversos benefícios e para que serve a bebida, não deixe de adiciona-la a sua rotina, uma vez que seus efeitos se mostram mais duradouros com o consumo diário.

Recomendados para você: