Pedro Mendes

Chá de Catuaba

A catuaba é conhecida pelo seu poder afrodisíaco, e não é para menos, a planta realmente tem poder nesta área, mas também pode te ajudar de outras formas. Conhecida em algumas regiões como Alecrim do Campo, ou Caramuru, a Catuaba é uma planta de origem brasileira, encontrada em diversas regiões do país. Trata-se de uma árvore pequena, de onde é utilizada as cascas para fazer o chá.

ALGUNS BENEFÍCIOS DO CHÁ DE CATUABA

1. Impotência sexual – A catuaba ganhou fama como um poderoso afrodisíaco, e um aliado natural contra a impotência sexual. Isso se dá pelo fato de a Catuaba conter propriedades tônicas e energéticas, além de ajudar na circulação do sangue e dos vasos penianos, ajudando realmente na ereção e na energia como um todo, melhorando portanto o rendimento sexual.
2. Depressão – A catuaba também está sendo estudada para uso em pessoas com depressão. Descobriu-se que a planta ajuda na liberação de serotonina e melatonina, duas substancias do cérebro que agem na regulação do humor. Com isso ele tem um efeito parecido com o de um anti depressivo, porem de forma totalmente natural.
3. Fadiga e cansaço – Por ser um estimulante, e conter em suas casca alcaloides e flavonoides, o chá de Catuaba também é um excelente estimulante cerebral, auxiliando aqueles que estão mais cansados a se sentirem mais dispostos e cheios de energia.

COMO PREPARAR

INGREDIENTES
1 l de água
1 colher de sopa de casca de catuaba

COMO PREPARAR SEU CHÁ DE CATUABA

Adicione as cascas de catuaba junto com a água, em uma panela e leve ao fogo. Assim que entrar em ebulição, aguarde aproximadamente dez minutos e remova do fogo. Deixe tampada por mais dez minutos, parapoder ter uma maior concentração de propriedades contidas da casca. Depois desse tempo, pode coar e conservar em uma garrafa de vidro na geladeira.

Vá tomando de duas a três xícaras ao longo do dia, pode ser gelado ou em temperatura ambiente, de acordo com a sua preferência. O gosto da Catuaba é amargo e algumas pessoas gostam de adicionar limão, mel ou açúcar, isso não interfere nos resultados do seu chá.

O chá de Catuaba é contra indicado na gravidez, para menores de 12 anos, pessoas com Glaucoma, problemas cardíacos ou ulceras no estômago. Seu uso em excesso ( mais de três xícaras de chá por dia) pode trazer alguma dor de cabeça.

CURIOSIDADES

Além do chá, a Catuaba é normalmente vendida em bebidas ou tinturas, normalmente associada com Marapuama, outro produto com características afrodisíacas, o que acredita-se potencializa ainda mais seu efeito.

Os primeiros a descobrirem as qualidades afrodisíaca, foram os nossos índios Tupi e nos últimos séculos compuseram canções elogiando a capacidade e qualidade das propriedades da planta. Além dos Tupis, outros povos indígenas e populações locais utilizam a Catuaba por gerações.

No século passado, a planta quase foi extinta, em função da coleta predatória, felizmente os mateiros da época se deram conta do que estava prestes a acontecer e começaram a procurar outras espécies de plantas. Desta forma a planta se recuperou e continua crescendo desde o Nordeste até o Sudeste do país.

Recomendados para você: