Pedro Mendes

TEMA: Chá de Carqueja

Você conhece a Carqueja? A maioria das pessoas não, apesar dessa incrível planta medicinal possuir diversas propriedades e usos na saúde do organismo. A erva contém efeitos antianêmicos, laxantes, tônicos, antiasmáticos, antidiarreicos, colagogos, depurativos, sudoríficos, antigripais, digestivos, antirreumáticos, vermífugos e anti-inflamatórios. Ufa! Seus diversos nutrientes incluem potássio, cromo, flavonoides, saponinas e muito mais. Era de se esperar que a com tantas propriedades ela fosse ideal para um chá rico e poderoso.

Descubra a seguir os benefícios e para que serve o chá de carqueja no seu corpo

1. Protege o fígado: o chá de carqueja possui ação hepatoprotetora, protegendo o fígado com seus flavonoides, reduzindo os efeitos do abuso do álcool.
2. Tem ação antioxidante: ainda graças a seus flavonoides, a carqueja combate os radicais livres responsáveis por diversas doenças no corpo, além de melhorar a circulação sanguínea, ajudar o sistema cardiovascular e cerebral, retardando também o envelhecimento.
3. Tem ação anti-inflamatória: suas propriedades incluem a diminuição dos níveis de colesterol no organismo, através de suas saponinas, prevenindo doenças.
4. Ajuda o sistema digestivo: o chá de carqueja beneficia o intestino, protege o estômago, evita ulceras, reduzindo o excesso de secreção ácida, além de ter efeito aliviante na região.
5. Combate a diabetes: os grandes responsáveis pelo nível de glicose no sangue são os carboidratos, e a carqueja ajuda justamente na absorção deles, atenuando os sintomas da doença.
6. Ajuda a perder peso: seu efeito diurético ajuda a diminuir a retenção de líquidos, reduzindo o inchaço e acelerando o metabolismo. Estudos também indicam que a erva tem efeitos termo ênicos, aumentando a temperatura do corpo e aumentando o gasto calórico, resultando na perda de peso. O chá de carqueja, aliado com uma alimentação saudável e a prática de exercícios é um método eficaz de emagrecer, e os efeitos ficam ainda mais fortes e palpáveis com seu consumo regular.
7. Fortalece as articulações: o chá de carqueja combate problemas nos músculos e nos ossos.
8. Melhora o funcionamento geral do corpo: o chá de carqueja tem diversas propriedades advindas da planta medicinal que favorecem o pleno funcionamento do organismo. Faringite, asma, bronquite asmática e amigdalite são algumas das doenças apaziguadas com a bebida só no aparelho respiratório. Vermes intestinais, reumatismo e má circulação também tem seus sintomas atenuados depois do consumo da carqueja. Além disso, é um potencializador do sistema imunológico, protegendo todo o corpo contra infecções e invasores.

Preparando seu chá de carqueja

Ferva um litro de água, e com o fogo desligado, coloque vinte gramas de folhas de carqueja picadas. Deixe em infusão durante 10 minutos, deixe esfriar, coe e sirva. Agora que você conhece os benefícios da carqueja para sua saúde, não tem desculpa para não aproveitar suas propriedades em um chá medicinal e delicioso.

Contraindicações do chá de carqueja

Apesar de tantos benefícios de propriedades, o chá de carqueja ainda possui algumas precauções na hora de ser tomado: mulheres grávidas e amamentando não devem tomar o chá; pessoas com diabetes controlada, usuários de inibidores de sínteses de proteína, e pessoas hipertensas também não devem consumir a carqueja.

Recomendados para você: