Pedro Mendes

TEMA: Chá de beterraba

Presente na cozinha de diversas casas brasileiras, a beterraba agrada por sabor adocicado e fácil preparo. Mas não é só pelo seu sabor que ela conquista saladas, sopas e sucos, mas também por suas diversas propriedades medicinais e benefícios para o corpo. Além desse vegetal ser pouco calórico, ele é cheio de vitaminas e substancias para o corpo, como: potássio, magnésio, ferro, ácido fólico, carboidratos, proteínas, antioxidantes, fibras solúveis, vitaminas A, B6 e C. Com tantas qualidades, era de se esperar que o chá de beterraba também fosse cheio dos benefícios. Confia a seguir as propriedades da bebida.

Benefícios

1. Contribui para o emagrecimento, suas fibras eliminam toxinas do corpo, controlam o colesterol do organismo e auxiliam no funcionamento do intestino. Além disso, ela tem somente 40 calorias em 100 gramas, a tornando ideal para o consumo de quem quer emagrecer.
2. Combate problemas na pele, seus poderosos antioxidantes naturais combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento e mantendo a elasticidade e o brilho da pele, além de combater espinhas diminuindo sua vermelhidão e inflamação.
3. Previne doenças mentais, aumenta o fluxo de sangue no cérebro auxiliando na progressão da demência senil, por conta dos nitritos que dilatam os vasos sanguíneos do corpo, aumentando a taxa de oxigênio. O chá de beterraba também é eficaz no tratamento de depressão e estresse, por conta do seu aminoácido triptofano, que proporciona sensação de bem-estar, melhora o humor e aumenta a qualidade do sono.
4. Complementa a resistência, o desempenho do corpo se eleva ao consumir o chá de beterraba, aumentando a energia e a resistência do organismo, melhorando seu desempenho no geral.
5. Previne o câncer, suas substâncias betacianina e nitrosamina agem como inibidores do desenvolvimento de células cancerígenas pelo organismo. O chá de beterraba é especialmente eficaz no combate ao câncer de cólon, onde os glóbulos sanguíneos aumentam a capacidade de transporte do oxigênio ao órgão ao absorver a betacianina.
6. Enriquece o aparelho gastrointestinal, com o chá de beterraba, os movimentos peristálticos são regulados através das fibras do vegetal. Assim, o intestino elimina toxinas, mantendo-o limpo e saudável. Além disso, a betaína auxilia nas doenças hepáticas, auxiliando o processo digestivo ao normatizar a secreção ácida do estômago.
7. Previne doenças no fígado: ainda com sua betaína, a beterraba atua como um lipotrópico produzindo metais para quebrar as gorduras acumuladas no fígado, restabelecendo as funções do órgão.
8. Combate a diabetes, o índice glicêmico da beterraba reduz o risco de aumentar os níveis de açúcar no sangue, auxiliando a manter esses níveis estáveis.
9. Protege contra doenças cardiovasculares, por conta dos seus carotenoides e flavonoides, o chá de beterraba faz com que as taxas do colesterol ruim caiam e as do colesterol bom subam, melhorando a oxigenação das células e diminuindo a pressão arterial.
10. Combate a anemia, a beterraba ainda aumenta a taxa da oxigenação do sangue, aumentando a taxa de glóbulos vermelhos, assim como fornece ferro para diminuir os sintomas dos anêmicos.

Preparando seu chá de beterraba

Para um litro de chá: Ferva um litro de água, despeje dentro de um recipiente com uma beterraba média cortada em fatias, tampe e aguarde 30 minutos. Depois de coar, beba durante o dia. Para uma xícara: Ferva 200 ml de água, despeje dentro de um recipiente com uma fatia grossa de beterraba cortada em quatro, tampe e aguarde 30 minutos. Depois de coar, consuma. Agora que você conhece os benefícios desse tubérculo, prepara aproveite seu chá de beterraba para adquirir mais qualidade de vida no seu dia-a-dia.

Recomendados para você: