Pedro Mendes

TEMA: Chá de alho

Quem aí não gosta de comida temperada com alho? Só de imaginar o cheiro do alho sendo torrado para preparo do arroz ou feijão já bate aquela fome. Mas esse ingrediente não serve apenas como tempero. Suas propriedades podem ser aproveitadas de outras formas, e uma delas é o chá. E para quem acha ruim o sabor do alho, o preparo da bebida ajuda a amenizar o gosto. Mais abaixo você confere algumas receitas de como fazer o chá.

Vejamos para que serve e quais os benefícios

1. Ação antioxidante. Previne o envelhecimento precoce ao combater os radicais livres presentes no corpo humano. Essa característica é proveniente dos elementos presentes no alho como: Selênio, Zinco e Vitamina C.
2. Perda de peso. Auxilia na diminuição do peso por acelerar o metabolismo, queimando maior quantidade de gordura no corpo. Essa função não é a principal e também não é garantida se o consumo do chá não for acompanhado de uma dieta equilibrada.
3. Controle da pressão alta. O alho ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim (LDL), grande causador de hipertensão arterial. Isso torna a especiaria amiga do coração, também.
4. Prevenção contra câncer. O consumo regular ajuda na eliminação de bactérias que podem gerar úlceras e câncer gástrico. Além disso, atua na interrupção da transformação celular que leva ao câncer.
5. Fortalecimento do sistema imunológico. Característica atribuída à função de antibiótico natural. Ajuda a combater resfriados, infecções no tórax, tosses e congestão nasal. Importante saber que ele não cura a gripe, nem resfriados, mas provoca alívio da congestão nasal e redução da inflamação das vias respiratórias.
6. Redução do risco de osteoporose. Os elementos presentes na composição química do alho, como Cálcio, Cobre, Ferro, Zinco, Potássio e Fósforo ajudam a aumentar a densidade mineral dos ossos.

Como preparar?

Há ingredientes que associados ao alho podem fortalecer os benefícios do chá. A recomendação de consumo é todos os dias pela manhã, de preferência em jejum, 30 minutos antes do café da manhã.

Chá de alho com limão e mel

2 a 3 dentes de alho
2 copos de água
Suco de limão
2 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo

Esmague o alho e coloque-o em uma panela com os dois copos de água. Leve ao fogo para ferver e, em seguida, abaixe o fogo e deixe cozinhar durante 15 minutos. Adicione o mel, o limão e mexa. Sirva-se.

Chá de alho com gengibre e limão

1 xícara de gengibre picada e descascada;
3 dentes de alho com a casca;
1 limão taiti cortado em quatro pedaços;
2 xícaras de água;
Adoçante a gosto (opcional).

Modo de preparo

Coloque o gengibre e os dentes de alho dentro de uma panela. Adicione o limão e aperte-o, com o auxílio de uma colher de pau, para liberar o seu suco. Leve ao fogo e, depois que ferver um pouco, adicione a água. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe apurar por 5 minutos. Coe e acrescente o adoçante a gosto, se assim desejar, antes de servir-se.

Cuidados com o consumo

O uso do chá não é recomendado para pessoas que sofrem de distúrbios hemorrágicos e deve ser moderado para quem tem problemas digestivos ou estomacais. O alho tem efeito anticoagulante, que deixa o sangue mais ralo, podendo dificultar o estancamento de sangramentos. Bem como pode irritar o trato gastrointestinal, quando consumido em excesso.

Recomendados para você: