Pedro Mendes

TEMA: Chá de alface

Cultivado no mundo inteiro, a alface está presente em diversas cozinhas de diferentes culturas. Para nós, a planta costuma estar associada a toda sorte de saladas e sucos detox, mas o que poucos sabem é que suas propriedades medicinais podem ser também aproveitadas na forma de chá. A folha é rica em vitaminas A, C, E, e K, além de possuir zinco, cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio e vários outros nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Confira agora os diversos benefícios que o chá de alface pode trazer para sua saúde:

Benefícios

1. Age como calmante: o chá de alface é um relaxante natural que combate a insônia e ajuda a ter uma noite mais tranquila de sono. A substancia responsável por esse efeito também atua aumentando a sensação de bem-estar.
2. Regula a pressão arterial: seu efeito diurético ajuda a eliminar a água do corpo através da urina, tornando o chá de alface um bom aliado para os hipertensos.
3. Auxilia na perda de peso: o chá de alface tem a capacidade de acelerar seu metabolismo, queimando as gorduras acumuladas. Além disso, seu baixíssimo teor de gordura o faz perfeito para a função emagrecedora, principalmente se aliado a uma alimentação balanceada e a prática de exercícios.
4. Previne doenças no coração: o betacaroteno e a vitamina C presentes no chá de alface previnem juntos a oxidação do colesterol no corpo, cuidando do sistema cardiovascular e do coração.
5. Previne doenças no estômago: reduzindo a acidez do estômago, o chá de alface traz alivio imediato das cólicas estomacais e náuseas na área.
6. Remove toxinas do corpo: por seu efeito depurativo, o chá de alface mantem os níveis de ácido e alcalino estáveis no organismo. Por conta dessa propriedade, a bebida é considerada um importante aliado na luta contra vícios como o tabaco ou compulsão por doces.
7. Combate o envelhecimento precoce: seus flavonoides lutam contra os radicais livres, retardando o envelhecimento e trazendo uma aparência mais jovem para o corpo.

Diversas outras funções no organismo: além de todos esses benefícios, o chá de alface ainda tem efeito por todo o corpo. Ele melhora a visão, fortalece o sistema imunológico, previne o câncer, promove a formação de células sanguíneas, protege o fígado, ajuda no bom funcionamento muscular, fortalece as vias respiratórias, confere maior densidade aos ossos e previne anemia.

Preparando seu chá de alface

Para cada dez folhas de alface, use meio litro de água. Deixe as folhas imersas na água fervente por até dez minutos, coe e consuma depois de amornar. Também há quem prefira o chá com cascas de maçã ou folhas de hortelã. De preferência use folhas de alface livres de agrotóxicos. Depois de descobrir tantos benefícios e para que serve o chá de alface, você vai pensar duas vezes antes de usar todas as folhas da hortaliça na salada, hein? Separe as mais frescas para um bom chá e aproveite as propriedades medicinais da alface no seu dia, lembrando que esses efeitos se fazem mais visíveis com o consumo regular da bebida.

Recomendados para você: