Pedro Mendes

Chá de agoniada

A cada dia que se passa, a medicina avança em seus estudos descobrindo plantas que podem ajudar no tratamento de diversos males, graças as suas propriedades benéficas ao organismo. Como por exemplo a Apocináceas, popularmente conhecida como agoniada, arapuê e arapou. A agoniada é muito conhecida pelas mulheres devido ao uso para tratar sintomas referente ao ciclo menstrual.

Entretanto trás consigo diversos outros benefícios pelos quis citaremos nesse artigo. Ela é uma planta cultivada no Sul do país, a beira da serra do mar. Suas folhas e raízes são longas chegando a uma altura de oito a vinte metros. Suas folhas e cascas são amargas, entretanto são repletas de substancias benéficas, por esse motivo é muito usada no preparo de chás.

Benefícios

O chá de agoniada costuma ser indicada para cólicas menstruais como citado a cima, porem também é usada para o tratamento de ansiedade, espasmos, gastrites, edemas, catarros, asma. Possuindo propriedades sedativas e analgésicas é muito usada também para inflamações e dores no geral. Sendo sua principal propriedade anti-inflamatória, ela é muito usada para corrimentos vaginais, doenças do trato urinário.

Além de anti-inflamatória, a agoniada auxilia como antissifilítica, emenagoga, anticonceptiva, resolutiva, antidepressiva, etc. Apesar da procura da planta ser grande, ela é geralmente encontrada em casas naturais, e é preciso saber fazer o uso da mesma, para que os efeitos sejam bem aproveitados. Começando pela preparação do chá que logo explicaremos como pode ser feito. A planta agoniada tem como ativos principais, óleos essenciais, farnesol e citronerol, fulvoplimerina, açucares, alcaloides, glicídios e outros princípios.

Como preparar

Em um recipiente, leve 1 litro de água ao fogo e espere ferver para colocar as folhas de agoniada, nesse caso serão 2 colheres da planta triturada e pronta para uso. Deixe por 10 minutos fervendo e depois desligue o fogo, esperando mais 10 minutos para que as propriedades da planta sejam absorvidas. Basta esperar esfriar um pouco, passe tudo no coador e então o chá está pronto para uso.

Como consumir

É recomendável que se consuma o chá da erva três vezes ao dia. De manhã ao acordar, a tarde após o almoço e a noite antes de dormir. Ela pode ser consumida quente em dias frios, e gelada em dias mais quentes, como um refresco. Você por alternar os horários, entretanto lembre-se de não consumir tudo de uma só vez.

Contraindicações

O chá de agoniada, apesar de diversos benefícios, não é aconselhável para mulheres gestantes, o uso da planta pode motivar o parto, da mesma forma, o chá de agoniada não é indicado para mulheres que estão amamentando ou para crianças de qualquer idade. Vale ressaltar que existem casos em que mulheres tiveram problemas para engravidar após o uso continuo do chá da planta.

Entretanto, da mesma forma, o chá pode contribuir para o sucesso de uma gravidez, já que o mesmo ajuda a regular a menstruarão. O uso do chá da planta deve feito com muita atenção, e de forma rigorosa, independente do motivo para o consumo. Na dúvida, o acompanhamento de um médico, é sempre recomendado.

Recomendados para você: