Pedro Mendes

Chá de acônito

É tanto chá e tratamentos naturais para tudo, que a gente se perde na hora de escolher algum para curar certas “doenças”. Neste artigo, você irá saber mais sobre os benefícios do chá de Acônito, mais uma opção natural para tratar, proteger , aliviar e prevenir. Essa planta linda, toda azul, que nasce e cresce esporadicamente em florestas e matas, originária das terras europeias, possui propriedades incríveis, e é cultivada em grande escala para ser usada em medicamentos farmacêuticos.

Benefícios do chá de acônito

A planta de coloração azulada, quando bem usada (na medida certa, mencionada no fim deste artigo), ajuda nos problemas respiratórios, e é indicado para pessoas que sofrem de asma e para as que estão passando pelas incômodas crises de tosses. É também indicada para quem tem dores provindas do reumatismo. Ainda falando disso: o chá de acônito é recomendado para pessoas que têm artrite, nevralgias (para quem não sabe: nevralgia é uma dor que vem dos nervos e de suas ramificações, causadas por irritações e lesões de terminações nervosas sensitivas).

Pessoas que possuem inflamações e as querem tratar, o chá de acônito é um ótimo aliado. Pode servir no tratamento de pele e tem resultados rápidos em suas aplicações. Serve também como analgésico e anti-inflamatório (como já mencionado). Para quem está precisando eliminar líquidos, o chá é uma boa pedida, pois tem um ótimo efeito diurético. Então, se você sofre de retenção de líquidos, o chá de acônito pode ser bem-vindo. Além de tudo, é usado no tratamento do mal do século: a ansiedade.

Também auxilia no controle do nervosismo e ajuda a aliviar enxaquecas e dores de cabeça. A planta possui o incrível poder de amenizar a insônia e, pode acreditar, ajuda você a ter sonhos leves e bons sonos, ou seja, espanta os pesadelos, o que nos leva até à uma lenda da mitologia grega que fala do acônito, porém, este papo fica para outra hora, a não ser que sua curiosidade seja aguçada o suficiente para levar você a fazer uma pesquisa.

Como preparar o chá

Você só vai precisar de 2 colheres (de sopa) da planta, e um litro de água. Misture os dois ingredientes e leve ao fogo. Deixe a mistura ferver por uns 15 minutos. Logo após, deixe descansar por 10 minutos (no próprio recipiente de fervura), e aí, é só coar, e beber (morninho mesmo). O aconselhável é tomar de duas a três xícaras (de chá) por dia. E não abuse. Sabemos que os benefícios são ótimos, mas claro, tem lá o seu lado ruim. Confira a seguir.

Alertas para uso e contraindicação

Preste atenção! O medicamento natural de fácil acesso não deve ser consumido sem que um profissional saiba. Procure seu médico ou nutricionista e fale sobre o uso. Pois, o uso do chá de acônito é contraindicado para pacientes que possuem doenças do coração, ou seja, problemas cardiovasculares. Portanto, se você sofre de alguma complicação cardíaca, o chá de acônito não é aconselhável para gestantes ou mulheres que estão na fase de amamentação.

Recomendados para você: