Alimentação Saudável

Conheça o Chá Branco: Benefícios, Receitas e Dicas

cha-branco

Todos sabem do potencial dos chás em nossas vidas, não é mesmo? Essa bebida milenar tem seus benefícios e vantagens reconhecidas há milhares de anos, pelos mais diferentes povos que atestam e asseguram suas qualidades.

Dentre os chás de maior sucesso, há muitos que são extremamente famosos no Brasil e no Mundo, mas há alguns que estão ganhando notoriedade há pouco tempo. Um deles, que se mostrou extremamente eficaz e benéfico, é o chá branco.

Você já o conhece? Utiliza em seu dia a dia? Então, você não sabe o que está perdendo! Veja mais informações logo abaixo e comece a usufruir desde já.

O que é o Chá Branco?

O chá branco é uma infusão de folhas jovens, que acabaram de crescer, e que não sofreram os efeitos da oxidação. Isso significa que ele ficou pouco tempo exposto ao meio ambiente, o que fez com que não perdesse muitas de suas características, em decorrência do oxigênio presente no ar.

Atualmente, algumas empresas agrícolas já protegem os botões da luz do sol, de modo que não formem clorofila, para, assim, manter o aspecto branco, que dá nome ao chá tão delicioso e saudável.

 

cha-branco

Receitas com Chá Branco

Preparar uma infusão de chá branco não é tão complicado. Você, independente da idade e experiência, pode fazer um chazinho delicioso agora mesmo! É importante, primeiramente, que você se certifique a respeito da qualidade das folhas que você está adquirindo. Não adianta pagar mais barato, e comprar folhas já oxidadas.

Então, vamos lá. Com as folhinhas em mãos, preparemos a nossa infusão. Comece levando 1 litro de água ao fogo, para esquentar e te deixar bem aquecido. Cuidado para não deixar ferver!

Pegue o seu chá branco, separe duas colheres de sopa e coloque na água quente. Deixe que todas as propriedades sejam sugadas pela água, de forma que o seu chá fique o mais gostoso e benéfico possível. O motivo pela qual a água não pode estar fervendo é que nesse passo, você perderá muitas propriedades, pelo simples fato da água aniquilá-las.

5 minutos são mais do que o suficiente para que o contato da água com as folhas lhe traga benefícios. Depois, basta que você coe e guarde o líquido em algum recipiente. É importante, também, que você beba-o em até 24 horas, para não deixar os benefícios fugirem de você.

Independente de ser quente, frio ou gelado, o importante é ingerir. No entanto, vale a pena lembrar que o açúcar e o mel, para adoçar, trazem calorias que talvez não sejam interessantes para você. Caso necessite de algum deles, coloque o mínimo possível e de maneira controlada!

Outras receitas interessantes podem ser utilizadas com o chá branco. Algumas pessoas não gostam de beber a infusão. Acham o sabor muito ruim ou simplesmente não conseguem ingerir grandes quantidades por um longo período de tempo. A saída pode ser boa: utilizar a água no dia a dia, para outras receitas.

Você pode, por exemplo, fazer o chá, deixar esfriar e usar para fazer sucos. O sabor ficará um pouco diferenciado, mas ainda assim você sairá ganhando, pois usufruirá dos benefícios do chá branco. Além disso, pode utilizar a água para realizar outras atividades que precisem dela.

O importante é não dar desculpas e não abrir mão dos benefícios dessa folha. Utilize sempre que possível e faça um esforço para coloca-la em sua rotina, de modo que você nem estranhe a sua presença.

Consuma o Chá Branco com frequência

O chá branco é chamado por muitos de a Fonte da Juventude, pois apresenta a maior concentração de polifenóis dentre todos os chás do mercado. Isso significa que, graças à sua alta concentração de antioxidantes, os radicais livres são neutralizados e o envelhecimento precoce é afastado.

Você fica, então, com uma pele muito mais linda e cheia de vigor. Além disso, assim como o chá verde, ele é emagrecedor e ajuda na perda de peso. Graças às suas propriedades termogênicas, ele é capaz de acelerar o metabolismo, queimando mais gordura, tanto no tempo em que você está descansando quanto no momento em que estiver treinando.

Nossa dica é que você beba 1 litro desse chá por dia, utilizando a receita que ensinamos, entre as refeições. Você pode se disciplinar para tomar um copo a cada duas horas, por exemplo, ou aproveitar enquanto você faz exercício físico, de modo que ingira mais facilmente, já que estará com sede.

No calor, é mais simples ingeri-la gelado, enquanto no inverno, você pode beber quentinho, para ajudar, até mesmo, a aquecê-lo. A estratégia não importa, desde que você aproveite todos os benefícios que ele tem a te entregar.

O lado bom é que você pode aproveitar o chá branco junto com diversas outras ervas, conseguindo melhorar a sua saúde todos os dias, sem nenhum grande esforço.

Comentário