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Calorias: O que são e por quê controlar

Calorias

Você sabe o que são calorias? Com certeza já deve ter reparado que nas embalagens dos alimentos consta sempre um número seguido da unidade de medida “cal”. Essa medida se refere à energia que cada quantidade de alimento fornece para o nosso organismo após ser metabolizado. O funcionamento do corpo humano depende, em primeira instância, dessa energia. Então, antes de taxar as calorias como vilãs, entenda como elas funcionam e como deve ser o seu controle.

Calorias para a saúde

Assim como um veículo precisa de combustível, o corpo humano precisa de calorias para manter seu funcionamento saudável. São as calorias que garantem, por exemplo, nossa respiração, digestão, batimentos cardíacos e crescimento dos cabelos e unhas.

A quantidade de calorias necessária para o funcionamento do organismo é bastante variável e depende da Taxa Metabólica Basal de cada indivíduo. O cálculo dessa taxa deve ser feito por um médico nutricionista, que levará em conta a idade, sexo, altura, peso e atividades diárias de cada pessoa. Porém, a quantidade de calorias necessárias diariamente para uma mulher saudável, por exemplo, geralmente não deve passar de 2000.

Tipos de alimentos e suas calorias

As calorias estão presentes em todos os alimentos, em maior ou menor quantidade. Alimentos com mais gordura, como carnes e derivados do leite, são os mais calóricos, por isso, seu consumo deve ser moderado. Carboidratos como pães, massas e grãos, por outro lado, possuem boa quantidade de calorias, mas essas são mais fáceis de serem absorvidas e metabolizadas, sendo nossas fontes primárias de energia. Os alimentos que contém açúcar também são ricos em calorias e devem ser consumidos com cuidado.

Para se ter uma ideia da quantidade de calorias por grama de alimento ingerido, considere o seguinte: a metabolização de 1 grama de gordura libera cerca de 9 calorias para o nosso organismo. Para carboidratos e proteínas, mas a mesma quantidade fornece 4 calorias para o corpo e fontes como o álcool, por exemplo, geram 7 calorias por grama metabolizada.

Controle calorias e não exceda!

Além do excesso de peso, o consumo exagerado de alimentos calóricos acarreta em riscos para a saúde como um todo. Da mesma maneira, dietas hipocalóricas, quando mantidas por longo prazo, podem prejudicar as funções básicas do organismo. Por isso, é fundamental manter um controle sobre as calorias ingeridas, de forma a garantir a ingestão mínima necessária e, caso a pessoa pretenda emagrecer, de forma a garantir um gasto calórico maior do que o consumido.

Isso não deve representar uma obsessão com a contagem de calorias, mas é importante ter uma noção do consumo diário. Evitar o excesso de doces e gorduras, por exemplo, pode ser um bom começo para equilibrar sua ingestão calória ideal!

Lembre-se que não importam apenas quantas calorias você ingere, mas também de onde elas vêm! Alguns alimentos com muitas calorias são mais saudáveis que outros que não tem quase nenhuma. Veja, por exemplo, os refrigerantes light. Praticamente livres de calorias, e ainda assim péssimos para a saúde.

Continue acompanhando o Quero Saúde para saber tudo sobre alimentação saudável!

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