Alimentação Saudável

Betacaroteno: saúde e bronzeado impecáveis

Alimentos com Betacaroteno

Com a proximidade do verão, muita gente já sonha com um corpo esbelto e o bronzeado perfeito. E vale tudo: pegar pesado na academia e apostar nos alimentos certos, tanto para secar as curvas quanto para ganhar uma cor mais bonita e duradoura.

Hoje, nosso bate-papo é sobre uma substância essencial quando a ideia é ficar com a pele no tom da estação mais quente do ano. É o betacaroteno, um carotenoide e potente antioxidante que auxilia na proteção contra os radicais livres e, portanto, contra o envelhecimento precoce.

Ele é conhecido por atuar como “bronzeador natural”, pois age como uma espécie de refletor dos raios solares e participa da produção de melanina, pigmento responsável por dar cor à pele.

Quer um bronze natural e atraente? Basta ingerir betacaroteno pelo menos 20 dias antes da exposição solar, para que ele alcance a camada mais profunda, a epiderme.

E uma das formas mais eficientes de se conseguir isso é consumindo frutas e vegetais amarelo-alaranjados, em especial a cenoura crua, uma importante fonte de betacaroteno.

Mas vale investir também nos vegetais folhosos de cor verde-escura, como rúcula, couve, brócolis e espinafre, além de pimentão, abóbora, mamão e manga.

Conheça mais vantagens do betacaroteno

Mas não é apenas no aspecto visual (e de curto prazo) que o betacaroteno tem consequências benéficas. Quando usado a longo prazo, ele ajuda a combater o colesterol, prevenindo doenças crônicas.

Precursor de vitamina A no organismo, o betacaroteno colabora no aumento da elasticidade de pele, auxilia no reforço do sistema imunológico e até mesmo na expressão gênica, a transcrição das informações do DNA de uma célula para outra.

Para você ter uma noção do papel da vitamina A, ela é vital na manutenção da resistência às infecções. Por isso, em crianças desnutridas há grande incidência de problemas respiratórios, sarampo e diarreias. É, portanto, fundamental no crescimento e desenvolvimento dos pequenos.

Ainda não acabou! A vitamina A facilita a absorção do ferro, presente em alimentos como o arroz e a farinha de milho, evitando a anemia, comum entre crianças, mulheres em idade fértil e grávidas. E participa do processo visual, sendo sua deficiência associada à cegueira.

A saúde das mucosas do corpo, como garganta, nariz, boca e intestino também depende da participação do betacaroteno na alimentação.

Quer potencializar o efeito antioxidante das suas refeições? Combine o betacaroteno com outros tipos de carotenoides como o licopeno, que você acha no morango, pimenta, tomate e melancia.

Outra forma de aumentar sua ação protetora é associá-lo à luteína (presente nos folhosos verde-escuros e no pimentão amarelo) e a micronutrientes como vitamina E, manganês, selênio e zinco.

Juntos, e nas quantidades certas, eles ajudam a neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres.

Alimentos com Betacaroteno

 Veja os alimentos campeões em betacaroteno

Além da cenoura, que citamos lá no comecinho dessa conversa, conheça outros tops da dieta rica em betacaroteno:

  • Batata-doce: fonte de carboidrato (energia), é rica em vitamina A, além de conter vitamina C, B1 e B2, fósforo e ferro. 
  • Abóbora: rica em provitamina A, ainda possui em sua composição fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B.
  • Rúcula, brócolis, couve e espinafre: oferecem grande concentração de vitaminas do complexo B, vitaminas A, C e E; são fontes também de cálcio e magnésio, que ajuda a transformar o triptofano em serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.
  • Pimentão: possui vitamina A e boa dose de vitamina C, que fortalece a imunidade e auxilia na absorção e utilização do ferro.
  • Um outro alimento que possui betacaroteno é o Goji Berry. Clique aqui e leia mais sobre ele.

São ou não fortes razões para saborear os alimentos repletos de betacaroteno, de preferência crus, e ganhar não apenas uma aparência mais saudável mas, acima de tudo, o bom funcionamento do corpo? Pense bem…

Saúde! E até mais!

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