Alimentação Saudável

O que é chia? É boa para a saúde?

Semente de Chia

Vários alimentos foram adaptados nas dietas modernas para ajudar na perda de peso. Muitos, além do potencial emagrecedor, também ajudam no controle de várias funções do organismo e ajudam a equilibrar o corpo.

Além de garantir o potencial energético adequado, esses alimentos são capazes de regularizar nosso sistema e trabalhar em diversas funções de forma equilibrada e organizada.

Entre sementes e grãos, muito tradicionais entre as receitas saudáveis, a chia ganhou destaque no mercado por contar com um alto potencial nutricional. Misturada em todos os tipos de refeições envolvendo preparações diferenciadas, a semente ajuda a ampliar o potencial nutritivo e encorpa a refeição, equilibrando os diferentes componentes e substâncias do prato.

Sendo uma boa alternativa para acompanhar na sua rotina nutricional, a chia merece fazer parte de suas refeições, podendo ser preparada em diferentes pratos e de diversas formas.

O que é chia?

Semente de Chia

A chia foi descoberta há centenas de anos, e sua composição nutricional trouxe diversos benefícios para a saúde do homem. A semente de chia é um alimento funcional, e suas características compositivas colaboram com diversos processos no bem estar e na saúde do ser humano.

Ela é uma semente pequena de formato ovalado, que pode ser introduzida em cores variadas (acastanhada, cinzenta, preta ou branca). Seus principais componentes são o ômega 3, o cálcio, magnésio, manganês, fósforo, proteínas, fibras, antioxidantes, entre outros.

Como consumir chia?

A chia pode ser encontrada de três formas: In natura (em grãos), óleo e farinha. Independentemente do jeito em que você pretende consumir a chia, esta deve ser ingerida trinta minutos antes de alguma de suas refeições diárias principais, como café da manhã, almoço ou jantar.

O produto é comercializado de diversas formas, e pode ser consumido tanto puro quanto misturado a frutas e outros ingredientes. Até o açaí pode ser acompanhado da semente, desde que consumido em quantidades moderadas.

A chia também pode ser consumida em saladas, acompanhando determinados tipos de folhas. Para comprar chias, você pode pesquisar pelas marcas de sua preferencia e seguir na procura pelo alimento em qualquer mercado ou loja local. Nós recomendamos a Natue, clique aqui e compare os preços!

Benefícios da chia

A chia garante a sensação de saciedade, permitindo que o indivíduo reduza o consumo de alimentos em determinadas refeições. Capaz de controlar o nível glicêmico, a chia é excelente para manter os níveis nutricionais e a pressão sanguínea, ajudando a regularizar o organismo. A chia ainda ajuda  a baixar o colesterol, trabalhando com a perda de gordura a partir da limpeza do organismo. Com uma rica quantidade de fibras, a chia tem alto potencial de emagrecimento, auxiliando na perda de peso e em melhorias no sistema digestório.

A chia ainda ajuda a prevenir e controlar o diabetes, aumentando o tempo de liberação da glicose e auxiliando em seu transporte par as células. Nesse mesmo meio, a chia ainda ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, evitando doenças como infarto, derrame e hipertensão, além de reduzir a formação de coágulos sanguíneos, o aumento da pressão arterial e a ocorrência de arritmias. Extremamente benéfica, a chia pode ser adaptada em sua rotina.

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