Alimentação Saudável

Saiba o que é a Pitaya e veja 4 Benefícios dessa fruta pitoresca

fruta-pitaya

Com a busca por métodos de emagrecimento crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo todo, é natural que surjam muitas receitas, métodos e alimentos que prometam reduzir peso de modo rápido e eficiente.

Há uma série de frutas aparecendo com essa premissa de ajudar na redução de peso, mostrando que é cada vez mais comum a sociedade moderna civilizada recorrer aos conhecimentos ancestrais presentes nas comunidades nativas.

E a pitaya, uma fruta pitoresca originária de algumas regiões da América do Sul, mas que também já é cultivada em outros países do mundo, é considerada por muitos a fruta emagrecedora do momento.

Essa fruta é muito conhecida no nordeste brasileiro, especialmente no Estado de Pernambuco, onde é muito consumida há muitos anos. Mas nem sempre por causa de suas capacidades emagrecedoras.

O que é a Pitaya?

Há três variedades de pitaya, que se diferenciam apenas pela cor de sua camada externa, e pelo colorido interno. A Hylocereus polyrhizus possui camada externa rosa, sendo branca em sua parte interna. Já a Hylocereus megalanthus tem a camada externa rosa e apresenta a parte interna vermelha. E por fim, a Selenicereus undatus, que tem a camada externa amarela e apresenta a parte interna branca.

Todas têm como principal característica o formato peculiar e a pele escamosa, e também são conhecidas pelo nome de fruta-dragão em alguns países, como os Estados Unidos, por exemplo.

O sabor da pitaya é similar nas três variedades, sendo muito doce e saboroso. E das três variedades, uma série de coisas podem ser feitas, como vinho, suco, chá (de suas flores), etc.

fruta-pitaya

Benefícios da Pitaya

Os principais benefícios da Pitaya são:

  1. Ajuda a Eliminar os Radicais Livres
  2. Ótima para Perder de Peso
  3. Diminuir a chances de pegar gripe
  4. Diminuir o Colesterol Ruim
  5. Ajuda no Funcionamento do Intestino

Continue lendo e saiba mais sobre esses benefícios:

De todas as três variedades de pitaya, a única que de fato é apreciada pelas pessoas que desejam perder peso é a variedade com o interior na cor vermelha, já que essa variedade é a única que possui propriedades antioxidantes, o que ajuda na prevenção dos radicais livres, que ajudam no acumulo de gordura. Leia o artigo que fizemos sobre Koubo, o extrato da Pitaya

Já a pitaya que possui a casca vermelha é muito apreciada por causa do alto teor de vitamina C que ela apresenta. E por este motivo, ela é muito consumida por quem deseja reduzir as chances de pegar um resfriado ou uma gripe, por exemplo.

Há ainda estudos preliminares que indicam que as três variedades de pitaya ajudam a diminuir a presença de colesterol ruim na corrente sanguínea, bem como auxiliam também na redução da pressão arterial das pessoas que consomem a fruta.

Elas também apresentam forte presença de minerais como o ferro (variedade vermelha) e o zinco (variedade amarela), bem como de fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Há também, como consequência de toda essa fama, uma grande variedade de opções de receitas que exploram as características dessa exótica fruta sul-americana. São receitas de doces deliciosos que têm feito muito sucesso no Brasil e no mundo todo.

Mas nenhuma é mais deliciosa e inusitada do que a receita de sorvete de pitaya, que explora todo o encanto e todo o sabor dessa curiosa fruta que promete ajudar as pessoas a emagrecer e a regular o funcionamento do organismo.

12 Comentários

Comentário