Alimentação Saudável

Limão: veja como ele auxilia na saúde e boa forma

Conheça os Benefícios do Limão

Até a übermodel Gisele Bündchen aderiu ao limão. E diz tomar uma xícara de água morna com ele toda manhã para “limpar o corpo”.

Consumido em jejum, na forma de suco, o limão ajuda a eliminar toxinas e reduzir os temidos radicais livres – vilões do bem-estar e da juventude.

Um hábito com origem na medicina indiana que estimula o transito intestinal, tem poder desintoxicante e descongestionante.

Mas o que tem mais de especial nessa fruta que virou estrela principal de muitas dietas, de anônimos e famosos, nos quatro cantos do mundo?

O limão tem o limoneno. O que é isso? É uma película branca (que fica embaixo da casca) e está ligada ao aumento da capacidade do organismo de eliminar substâncias nocivas – incluindo as que costumam prejudicar os intestinos.

E tem mais sobre essa película poderosa: o limoneno auxilia na alcalinização do sangue, estimulando a redução da quantidade de radicais livres durante as atividades físicas, pois é rico em vitamina C, que é antioxidante.

Outra vantagem do limão é que a fruta atua como uma espécie de adstringente natural porque é eficiente na eliminação das impurezas que ficam na pele e no sangue.

Conheça os Benefícios do Limão

Saiba mais sobre os poderes do limão

Ao liberar toxinas, o limão é um grande aliado contra a retenção de líquidos e o acúmulo de gordura. Ou seja, uma ótima dica de emagrecimento e qualidade de vida.

Porém, existe um mito que o fruto é o responsável direto pela perda de peso. Isso se deve ao fato de ele ser rico em ácido cítrico, um adstringente de gordura. Mas a verdade é que essa ação acontece no estômago, enquanto a absorção da gordura é no intestino.

Apesar de seu valor nutricional e de possui pouca caloria, é preciso inserir a fruta em um regime específico, evitando excessos e seus efeitos desagradáveis.

É que outros alimentos também possuem o chamado efeito alcalinizador do pH, como melancia, maracujá, abacaxi, hortelã, coentro, cenoura, cebola, salsa, alho e alho-poró.

Sobre os benefícios do suco de limão para a cútis, eles são explicados pelas ações antioxidante e desintoxicante do fruto, resultando em mais viço e luminosidade.

O importante é usar a fruta moderadamente e lavar bem as mãos e a boca após sua ingestão, para impedir manchas ou até mesmo queimaduras durante exposição da pele ao sol.

A recomendação é de um limão por dia, sem esquecer de outras frutas e alimentos, pois cada um oferece diferentes vitaminas, minerais e princípios ativos.

Um segredinho extra para manter o esmalte dos seus dentes impecável e evitar aftas é bochechar água após tomar o suco de limão. Assim, a acidez não vai atrapalhar o seu visual top.

Veja mais razões para aderir ao limão

  • Além das contribuições com a digestão, estimula a desintoxicação e o melhor funcionamento do fígado.
  • Atua de forma saudável no organismo, já que é rico em vitamina C, tiamina, riboflavina, fósforo, cálcio e ferro.
  • É diurético – é indicado em tratamentos de ácido úrico e infecções, especialmente as urinárias.
  • Fonte de potássio, o limão ajuda a reduzir sintomas como tontura e dores de cabeça, entre outros.
  • Tem poder anti-inflamatório, agindo contra resfriados, gripes e problemas de garganta.
  • Suco de limão na hora do almoço é uma ótima forma de poupar calorias. E a vitamina C dele ainda potencializa a absorção de ferro.

Seja qual for o limão que você tem em casa, siciliano, cravo, galego… não importa; todos eles possuem nutrientes imbatíveis para a manutenção da saúde e beleza.

O estresse e a alimentação rica em sal, gorduras, açúcar e farinha refinados sobrecarregam nossos órgãos, causando mal-estar, doenças, excesso de peso e envelhecimento precoce. Aproveite as vantagens do limão e viva melhor!

Comentário