Alimentação Saudável

Entenda os benefícios do abacaxi no seu bem-estar

abacaxi

Geladinho em fatias, em forma de suco ou sobremesa, ele é a cara do Brasil, o abacaxi. Essa fruta cítrica suculenta que faz parte da família Bromeliaceae é uma fonte de carboidratos e fibras. Quer saber mais? Veja nos próximos parágrafos!

Ele fornece apenas 50 calorias por 100 gramas. E contém grande quantidade de vitaminas e minerais, como vitaminas A, B e C; zinco, fósforo, cálcio, sódio e magnésio. Por motivos como esses, o abacaxi é um poderoso aliado da nossa saúde.

Por ser rico em vitamina C, o fruto auxilia na digestão, já que atua na produção de sucos digestivos importantes para a degradação dos alimentos. E ainda contribui na prevenção de resfriados, tosse, bronquite, asma e gripe.

É que a bromelina encontrada no abacaxi promove o afinamento do muco e desobstrução de brônquios, além de ser eficiente no combate a vermes intestinais e outros parasitas.

Veja mais benefícios do abacaxi

  • A Bromelina presente no abacaxi ajuda na prevenção de artrite e dor nas articulações por causa de suas propriedades anti-inflamatórias.
  • Também por causa desse poder, auxilia na prevenção de enfermidades de pele, como rosácea, acne, eczema, dermatite e psoríase.
  • Auxilia no aumento da imunidade e, portanto, no combate a doenças microbianas.
  • É eficiente na proteção contra o câncer de boca e do pulmão.
  • Minerais como o potássio ajudam a controlar a frequência cardíaca e pressão arterial.
  • O abacaxi é fonte importante de cobre, cujo papel principal é participar da síntese das células vermelhas do sangue. 

Mitos e verdades sobre o abacaxi

  • Todos podem comê-lo 

Falso. Pessoas alérgicas a outros alimentos ou ao pólen não devem consumir abacaxi porque ele possui componentes que podem causar sensibilidade.

Pacientes com gota e artrite reumatoide também não devem ingerir essa fruta. Já os portadores de diabetes devem aproveitar o abacaxi com cautela, pois ele pode aumentar a taxa de glicose.

  • É um alimento completo

Falso. Ingerir apenas esse fruto não é boa tática para evitar doenças. Apesar de rico em vitaminas e minerais, ele deve fazer parte de uma dieta balanceada, incluindo outras frutas, carnes, verduras, cereais e grãos.

  • Combate o envelhecimento precoce

Verdadeiro. Isso acontece por causa de sua grande quantidade de vitamina A, contribuindo com a boa visão e combatendo os radicais livres que aceleram processos típicos do envelhecimento.

  • Posso comer o quanto puder

Falso. Não exagere na ingestão de abacaxi devido à acidez dele. E consuma o fruto logo que for descascado, de preferência in natura, pois no suco as fibras são trituradas e têm sua ação reduzida.

A versão em calda, por sua vez, deve ser evitada porque traz bastante açúcar.

Conheça mais vantagens do consumo de abacaxi

Além de saboroso, o abacaxi contém magnésio, cálcio, tiamina e biotina, auxiliando no fortalecimento dos ossos e na construção dos tecidos conjuntivos.

Outro benefício do fruto é a melhora da circulação sanguínea, o que influi positivamente na prevenção de doenças cardíacas. Tudo por causa da bromelaína, uma enzima que ajuda a diminuir a viscosidade do sangue.

Já o betacaroteno presente no abacaxi protege a retina. Pesquisas revelaram que ele pode diminuir significativamente as chances de degeneração macular relacionada à idade.

Estudos tentam relacionar a eficácia das enzimas encontradas no abacaxi na destruição de células cancerosas. Uma ajuda valiosa para o nosso sistema imunológico no combate a tumores e aterosclerose.

Ainda não acabou! Soluções feitas a partir desse fruto quando aplicadas no couro cabeludo combatem a caspa.

Quem diria que uma fruta pode trazer tantos benefícios, não é mesmo? Pois é, então aproveite para acrescentar abacaxi ao seu dia a dia e ganhe mais bem-estar.

Comentário