Alimentação Saudável

Benefícios da Laranja: sabor e saúde!

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Ao ouvir a palavra laranja, o que vem à sua mente? Um suco? Um bolo? Geleia? Sua versão in natura? Essa variedade é prova da popularidade dessa fruta cítrica cultivada e consumida em todo o mundo. Mas você conhece os benefícios dela?

Um dos mais conhecidos é a grande quantidade de vitamina C, o que faz da laranja uma das opções mais recomendadas para se evitar gripes e resfriados, além de proteger as células dos efeitos dos radicais livres.

A laranja fornece energia; é rica em açúcar e carboidratos, pois contém cerca de 50 calorias por 100 gramas. E possui ainda fibras, vitaminas (A, B e E) e minerais (zinco, potássio, cálcio, ferro, magnésio e manganês).

Conheça mais benefícios da laranja

  • Beber suco de laranja regularmente reduz o risco de pedras e outros distúrbios nos rins.
  • Boas quantidades de betacaroteno também fazem parte da laranja. Um antioxidante que cuida da saúde celular, minimizando os sinais de envelhecimento da pele.
  • Contém limonoides cítricas, que comprovadamente ajudam a combater vários tipos de câncer, incluindo o de mama, estômago, pulmão, pele e cólon.
  • Estudos no Japão revelam que comer tangerina diminui o risco de câncer no fígado.
  • Laranjas estimulam os sucos digestivos e aliviam a prisão de ventre e atuam na redução do colesterol, pois estão cheias de fibra.
  • O fruto ainda possui hesperidina flavonoide, que ajuda a regular a pressão arterial elevada.
  • Os compostos carotenoides encontrados abundantemente na laranja são convertidos em vitamina A. Ótimo para auxiliar na prevenção da degeneração macular.
  • Pesquisas comprovam que a fartura de polifenóis nas laranjas nos protege das infecções virais.
  • Ricas em potássio, as laranjas colaboram com o bom funcionamento do coração. É que níveis baixos desse mineral podem desencadear mudança no ritmo cardíaco, a chamada arritmia.

Outras vantagens do consumo frequente de laranja

Esse fruto delicioso e suculento contém folatos e antioxidantes – conhecidos por reduzir o colesterol e prevenir doenças cardíacas e derrames.

Outra substância encontrada na laranja é a pectina. Ela serve para absorver as gorduras com níveis elevados de colesterol e para formar uma camada protetora sobre a membrana mucosa do cólon, reduzindo os ataques de várias toxinas. Isso ajuda na prevenção do câncer nessa região.

O D-limoneno, por sua vez, é famoso por sua ação redutora do metabolismo das células cancerígenas.

Apesar de muitos acreditarem que laranja engorda, é possível controlar o peso sem riscar esse fruto do cardápio. Basta manter uma dieta equilibrada e saudável.

Um bom argumento para isso é também o fato de a laranja proporcionar sensação de saciedade quando ingerida em sua forma natural. Ou seja, reduz o desejo de continuar comendo e, portanto, raramente a laranja será a vilã do emagrecimento.

Consumo: como aproveitar melhor as propriedades da laranja 

O ideal recomendado é a ingestão de pelo menos uma laranja todos os dias. Pode ser por meio de suco ou ao natural.

O importante é consumir o alimento no momento de seu manuseio, para que não perca seus nutrientes. Portanto, nada de deixar a bebida ou o fruto cortado na geladeira para ingerir depois, combinado?

Outra dica: evite usar açúcar, conservantes ou produtos químicos que possam reduzir sua eficácia. A laranja está azeda? Experimente adicionar ao suco uma segunda fruta mais doce: manga ou acerola, por exemplo.

A laranja é melhor aproveitada quando batida no liquidificador, ao invés de somente espremida para extração do suco. É que no primeiro caso são mantidas todas as substâncias benéficas, tanto as contidas na bebida propriamente dita quanto as do bagaço.

Gostou de saber mais sobre a laranja? Aposto que sim! Então, escolha seu tipo preferido e desfrute de seus benefícios e sabores.

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