Alimentação Saudável

Conheça o cranberry e entenda como ele ajuda a manter sua saúde em dia

cranberry

Você já ouviu falar em mirtilo-vermelho? E arando-vermelho ou airela? Pois esses são os outros nomes de uma frutinha originária da América do Norte conhecida como Cranberry.

Rica em antioxidantes, com ela é possível fazer chá, bolo, torta e pão. Mas é o suco que faz mais sucesso entre os consumidores brasileiros.

A Cranberry combate gastrite e até placa bacteriana. E atua como forte aliada no combate às infecções urinárias, como a cistite.

O motivo para isso, segundo estudos, é que ela é fonte de proantocianidina, substância considerada de 15 a 25 vezes mais eficaz do que a vitamina E na inibição de aderência de bactérias do tipo E.coli na mucosa da bexiga.

Ainda nessa área, a fruta também é usada por pessoas que sofrem de bexiga neurogênica, doença que afeta o controle da micção, e por pacientes com incontinência urinária, nesse caso para desodorizar a urina.

Outros consomem Cranberry com o intuito de aumentar o fluxo de urina, eliminar germes, melhorar a cicatrização da pele e baixar a febre.

Portadores de diabetes tipo 2, escorbuto, síndrome da fadiga crônica e até câncer também recorrem à fruta para auxiliar no tratamento de seus problemas de saúde por causa da grande concentração de antioxidantes presente nela.

E tem mais! Segundo pesquisas, a proantocianidina encontrada na Cranberry pode inibir a instalação da bactéria Helicobacter pylori no estômago, evitando, assim, gastrites e úlceras.

Cranberry: recomendações e contraindicações

cranberry

Embora seja seguro para a maioria das pessoas, o consumo de Cranberry não deve ultrapassar os 480 ml diários recomendados.

Gestantes e mulheres no período de aleitamento devem evitar apenas os suplementos de Cranberry, pois não há informações suficientes sobre os efeitos deles nesses grupos.

Como oferece boa quantidade de ácido salicílico (semelhante à aspirina), a fruta é desaconselhada para pessoas com alergia a esse medicamento.

Exagerar na ingestão do suco Cranberry pode causar, ainda, dor de estômago e diarreia leve.

E é importante lembrar que alguns sucos de Cranberry recebem açúcar em seu preparo. Portanto, não são recomendados para diabéticos.

Outro risco relacionado ao suco de Cranberry é que ele é rico em oxalato, uma substância química que pode ter seu nível elevado em até 43% com essa bebida. O que aumenta a chance de pedras nos rins, que são formadas pela combinação do oxalato com cálcio.

Por isso, a ingestão máxima de suco de Cranberry para pessoas com histórico da doença deve ser determinada por um profissional de saúde.

Lembre-se: mesmo entre os mais saudáveis, tudo em excesso faz mal, até as frutas. 

Veja um resumo dos principais benefícios do Cranberry:

  • Ajuda a reduzir o colesterol no sangue, causado por alimentos com excesso de gordura.
  • Antioxidante – atua no combate aos radicais livres, auxiliando na prevenção de tumores.
  • Bloqueia cortisol – graças a um potente antioxidante, colabora na regulação do hormônio do cortisol, liberado principalmente em situações de estresse.
  • Evita infecção urinária, inibindo a fixação de bactéria nas paredes da bexiga e da uretra.
  • Fonte de energia, graças à frutose, contribuindo com nossa disposição física.
  • Oferece fibras importantes para e evitar a prisão de ventre, liberando o fluxo intestinal.
  • Participa da detoxificação hepática, proporcionando melhor funcionamento do fígado.
  • Possui componentes que promovem a produção de colágeno no nosso organismo.
  • Previne placas bacterianas – pesquisas recentes atestam seus benefícios contra a instalação de bactérias que causam placas nos dentes.
  • Vitamina A – é importante na preservação da saúde dos olhos.
  • Vitamina C – fundamental para fortalecer a imunidade e ajudar a prevenir gripes e resfriados.

Além de sucos concentrados e da fruta fresca, é possível encontrar Cranberry seca, em geleias, molhos, calda, bebidas prontas, cápsulas e extrato.

Gostou? Passe no mercado ou loja de produtos naturais mais próximos e desfrute dos benefícios e sabores do Cranberry.

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