Alimentação Saudável

Beneficios e Propriedades da Couve

Couve

Como várias outras verduras, a couve também apresenta diversas vantagens quando consumida com frequência. Entre as tarefas mais simples, relacionadas à nutrição e ao auxílio na digestão, a couve também trabalha em segmentos diferenciados do organismo: Atua no combate à celulite, ajuda a regular os hormônios (evitar o mau humor é uma de suas funções mais notáveis), é anti-inflamatória, desintoxica o corpo e conta com ação cicatrizante.

A couve se tornou mais conhecida no cardápio brasileiro por adaptar a feijoada e o caldo verde, pratos tradicionais por aqui que são conhecidos em todas as estações. Além de trabalhar encorpando esses pratos, a couve é capaz de garantir o bem estar e fortalecer o sistema imunológico. Ajudando no equilíbrio do cálcio, ele favorece a absorção de nutrientes e ajuda livrar o organismo de substâncias tóxicas.

Couve

Propriedades da couve

A couve é uma verdura extremamente rica em minerais, como cálcio, ferro e fósforo, e vitaminas, como a vitamina A, complexo B e C. Sendo uma excelente opção para combater problemas digestivos, do fígado, cálculos renais, problemas relacionados à menstruação, artrite e para tratar úlceras estomacais, a couve é uma excelente forma de realizar diversos tipos de tratamento.

Com um depósito generoso de iodo, a couve, quando consumida regularmente, promete restabelecer os padrões da substância no organismo. O iodo da couve é importante para auxiliar no tratamento de vários problemas, principalmente com a glândula tireóide. Essa substância pode atuar na produção de hormônios fundamentais ao organismo, como o hormônio tiroxina (T4) e triodotironina (T3), ambos produzidos diariamente no corpo humano.

As diversas fibras presentes no alimento aumentam a sensação de saciedade, auxiliando na redução de peso. Rica em glicosinolatos (fitoquímicos naturais com ação contra toxinas), a couve ainda estimula a limpeza de substâncias tóxicas no corpo. Com ação antioxidante, ele reduz o inchaço e combate o envelhecimento precoce da pele.

Benefícios do couve

A couve conta com diversos benefícios, e seu consumo é extremamente recomendado para pessoas de todas as idades. Além de todas as vantagens citadas acima, a couve ainda é capaz de evitar ressacas, aliviar a prisão de ventre (graças a ação intensiva das fibras), evitar o mal estar, aliviar dores causadas por úlceras gástricas, combater problemas respiratórios em geral e ajudar na regularização do trabalho do aparelho digestório.

Como consumir couve?

Além do acompanhamento em feijoadas e a aplicação em caldos verdes, a couve pode ser trabalhada no cardápio diário com extrema diversidade. Uma das formas mais versáteis de consumo da verdura é através de sucos. O suco mais conhecido feito a base de couve é o suco de couve com laranja e gengibre, que garante efeitos vermífugos, estimula o apetite e ajuda a emagrecer.

Para fazê-lo, é necessário contar com duas folhas de couve rasgadas com talos, uma laranja descascada, um pedaço de gengibre sem casca e água. Assim que tiver os ingredientes, corte as laranjas em pedaços e tire suas sementes, jogando-as no liquidificador. Junte os outros ingredientes com água e bata bem. Coe em seguida e desfrute de um copo desse ótimo suco. Clique aqui e aprenda como fazer o suco detox passo-a-passo.

Comentário