Alimentação Saudável

Benefícios da Berinjela e Como Consumir

berinjela

A berinjela é um alimento extremamente versátil, que acompanha diferentes tipos de refeições e pode ser utilizada em vários pratos. Sendo o fruto da planta Solanum melongena, originária da Índia, ela pertence à mesma família do pimentão e traz algumas propriedades parecidas com o parente.

Contando com diferentes características, a berinjela é um ingrediente fundamental para uma dieta saudável e rica em diversos tipos de nutrientes.

Composição e origem da berinjela

Segundo consta, o cultivo da berinjela começou na Índia, há aproximadamente 4000 anos. Essa plantação começou no cultivo de plantas ornamentais, que só chegou à Europa no século XIII, através dos árabes da Península Ibérica. Desde então, vários tipos do fruto acabaram surgindo, diferenciados pelas suas cores. Os mais comuns de serem encontrados no mercado são o vermelho-escuro e o roxo.

A berinjela conta com diversos nutrientes que garantem melhorias no funcionamento intestinal e ajudam no emagrecimento. O alimento conta com diversos fitonutrientes, responsáveis pela ação antioxidante.

Entre estes componentes, podemos contar com o ácido clorogênico e cafeíco a flavonoides, além do nasunin. Este último, em especial, é um antioxidante muito importante que tem sido utilizado no combate contra a atividade de radicais livres no corpo. Além dos antioxidantes, a fruta é rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5 e C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcaloides.

Os alcaloides em especial ajudam na diminuição da pressão sanguínea, prevenindo problemas de pressão.

berinjela

Benefícios da berinjela para a saúde

Inicialmente, a berinjela ajuda a nutrir e regularizar o organismo, mantendo a ordem de cada sistema do corpo humano. Berinjela ajuda a prevenir doenças, protegendo o organismo a partir do ataque às células de radicais livres.

Suas substâncias anti-inflamatórias trabalham na redução das celulites, livrando o organismo da inflamação nas células que traz inchaços ao corpo.

As fibras presentes na composição da berinjela ajudam a melhorar o intestino, agindo na regulação intestinal e melhorando a digestão. As fibras ajudam a equilibrar o metabolismo, reduzindo o colesterol e relaxando os vasos sanguíneos do corpo.

Além de todas essas qualidades, o alimento ainda é capaz de desenvolver o bom funcionamento do sistema nervoso central, auxiliar na produção de energia, equilibrar os hormônios do corpo, os níveis de açúcar no sangue e auxiliar no funcionamento do fígado saudável.

Como consumir berinjela: Água de Berinjela

A dieta ideal, segundo nutricionistas, prevê a ingestão de 25 a 30 gramas de fibras diariamente. Só no consumo da berinjela, você já pode atingir essa meta de alto teor em uma pequena porção: As fibras insolúveis e solúveis, disponíveis a partir do consumo da fruta crua ou da água extraída da mesma, são capazes de garantir a saciedade e absorver a gordura do corpo.  Veja abaixo como fazer a Água de Berinjela.

Diversas receitas podem ser elaboradas a partir de modos de preparação diversificados da berinjela. Para a famosa água de berinjela, corte meia berinjela em cubos e deixe os pedaços de molho em 250 ml de água durante a noite.

Na manhã seguinte, tome o suco em jejum, sem coar. Beber o suco de berinjela é uma boa alternativa para absorver todos seus nutrientes, evitando comprometer seus nutrientes com a preparação.

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