Exercícios e Musculação

Exercícios físicos e a polêmica dos alongamentos (Estático e Dinâmico)

Mulher se alongando

Com a chegada da primavera, os termômetros anunciam temperaturas mais agradáveis, o que aumenta a disposição das pessoas e a vontade de preparar o corpo para o verão! A partir dessa época do ano, os parques ficam recheados de atletas e as academias lotadas, todos em busca de mais disposição e um corpo bonito para encarar os dias quentes que estão por vir. As atividades escolhidas são diversas, assim como os objetivos a serem alcançados: alguns tentam emagrecer por meio de corridas e caminhadas, enquanto outros optam pela musculação para aumentar a massa muscular e ganhar contornos mais definidos. Há também quem prefira atividades aeróbicas, danças, natação e mais uma imensa gama de exercícios que variam de acordo com a disposição e com os gostos de cada um.

Se você é uma dessas pessoas que se animam com a chegada das flores, aqui vai encontrar algumas dicas preciosas para o projeto verão. A primeira delas é uma questão que tem levantado dúvidas e pesquisas pelo mundo todo: os alongamentos devem ser feitos antes ou depois das atividades físicas?

Começamos sendo bastante sinceros: não existe um consenso para esta questão! Mas calma: pesquisamos um pouco sobre o assunto e conversamos com profissionais para tentar encontrar um caminho mais seguro e saudável a seguir!

O que é o alongamento?

Os alongamentos são exercícios praticados com a finalidade de preparar os músculos para atividades mais intensas ou então de relaxá-los, evitando lesões e aumentando a flexibilidade.

Mulher se alongando

Existem dois tipos de alongamentos: o dinâmico e o estático. Alongamento estático é aquele em que se permanece mais de 30 segundos numa determinada posição, visando alongar os músculos e tendões. Já o alongamento dinâmico é aquele que se realiza por meio de movimentos leves e repetidos, buscando o aquecimento do corpo e o aumento de fluxo sanguíneo para os músculos, o que os torna menos rígidos. Esse segundo grupo é o preferido dos professores de academias e nele estão inclusas, por exemplo, corridas leves e caminhadas de 10 a 20 minutos!

Preparando o corpo para os exercícios físicos

O personal trainer Paulo Balbino Junior explica que o alongamento mais indicado antes dos exercícios físicos é o dinâmico, ou seja, aquele que realiza movimentos leves e repetidos, com a finalidade de aquecer os músculos. Segundo ele, o alongamento em si já um exercício e praticá-lo antes de atividades mais intensas, como a musculação, faz com que o músculo se canse e tenha menos força no momento de puxar os pesos.

Algumas pesquisas comprovam a tese de perda de força muscular e mostram que o corpo pode ficar até 30% mais fraco após o alongamento estático. Outro estudo realizado na Universidade de Nevada, em Las Vegas, comparou a força de atletas que realizaram e atletas que não realizaram o alongamento estático antes do treino. A conclusão foi de que o primeiro grupo apresentou rendimento inferior e menor força em relação aos do segundo grupo.

Ao contrário disso, o alongamento dinâmico é super indicado para literalmente aquecer os músculos e relaxá-los, juntamente aos tendões, o que pode aumentar a flexibilidade dos movimentos e evitar lesões.

Cada atividade pede um aquecimento diferente, por exemplo: antes de um jogo de futebol, são indicados movimentos que aqueçam especialmente os membros inferiores. Para uma partida de vôlei, é preferível aquecer os braços e o pescoço. Já para um treino de musculação, são indicados de 10 a 20 minutos de esteira ou então uma corrida leve de 5 minutos.

Quem disse que os alongamentos estáticos são sempre ruins?

Várias pesquisas também apontam que a longo prazo, os alongamentos estáticos (com mais de 30 segundos) aumentam a flexibilidade, a força e diminuem as chances de lesões nos músculos. Tais exercícios costumam ser indicados para amenizar dores e facilitar as tarefas simples do dia a dia, como abaixar-se para pegar um objeto que caiu, ou esticar os braços para alcançar a prateleira. Muitas vezes, esses movimentos rotineiros, quando feitos com os músculos frios, podem gerar os chamados “maus-jeitos” que causam dores e desconfortos. Por esse motivo, vários estabelecimentos comerciais incentivam os funcionários a iniciar o dia de trabalho fazendo um completo alongamento estático, que muitas vezes é feito coletivamente.

À noite, esses exercícios também são indicados para relaxar os músculos e amenizar as tensões, acalmando o corpo e o preparando melhor para cair no sono!

Nossa conclusão!

Apesar de alguns profissionais discordarem dessas pesquisas e ainda indicarem os alongamentos estáticos antes dos exercícios físicos, concluímos que o mais recomendável e saudável para o corpo é realizar um bom aquecimento antes das atividades mais intensas.

Já os alongamentos estáticos podem ser feitos num momento separado, apenas como modo de relaxar os músculos e prepará-los melhor para o dia a dia.
E mais importante é sempre respeitar os limites do corpo, para não machucá-lo com exercícios errados tanto nas atividades quanto nos alongamentos.

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  • dica de um treinador de boxe, boxe e vida, boxe e o maior prazer em viver bem.tudo se realiza melhor,existe animo, gosto, prazer, tudo que se imagina.o prazer em comer e muito gostoso, so o treinador e que sabe o gosto do alimento.

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