Alimentação Saudável

Conheça os principais alimentos termogênicos

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Na conversa com os amigos ou no chat do grupo da academia, não se fala em outra coisa: os alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer, os chamados termogênicos.

Eles aumentam a temperatura interna do corpo, promovendo a queima calórica e, portanto, o tão desejado emagrecimento. Para facilitar sua vida corrida, preparei uma lista desses alimentos poderosos. Tome nota!

  • Canela – além de um aroma irresistível, possui em sua composição grande quantidade de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Uma dica saborosa para incluir a canela na sua rotina é polvilhar uma colher de chá rasa dela em cima de frutas.
  • Chá verde – essa bebida milenar promove o aumento do metabolismo e a diminuição da compulsão por carboidratos; auxilia na redução da absorção de açúcar no sangue e na melhora do trânsito intestinal.

Versátil, pode ser consumido gelado ou quente – indispensável a qualquer dieta paraperder peso e manter a saúde. 

  • Gengibre – outro importante aliado na aceleração do metabolismo, com aumento aproximado de 20% dele. Pode ser consumido cru, salpicado nos alimentos, refogado ou em forma de chá.

Se você não está acostumado ao sabor da planta, a sugestão é bater o gengibre no liquidificador com laranja, aipo, maçã ou qualquer outra fruta de sua preferência.

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Invista nos termogênicos e tenha mais saúde

Para deixar sua relação de alimentos termogênicos mais recheada, aqui estão mais três deles: 

  • Ômega 3
  • Pimenta caiena (pimenta vermelha)
  • Queijo ricota, ovo e carnes magras (proteínas)

Óleo de prímula, semente de linhaça e óleos de peixes (como salmão e sardinha) são importantes fontes de Ômega 3, um ácido graxo essencial que atua como anti-inflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares, além dar uma forcinha ao metabolismo.

Se você não tem restrição a comidas picantes, use a pimenta vermelha no preparo das refeições. Ela aumenta a circulação e a temperatura do corpo; dá um up no metabolismo em cerca de 20%; melhora a digestão e ainda reduz a gordura nas artérias.

E falando em bom processo metabólico, alimentos ricos em proteínas, como ricota, ovo e carnes magras, também contribuem com ele. Afinal, quase 20% do valor calórico da proteína é gasto somente para digeri-la.

Outra vantagem das proteínas é que elas promovem a saciedade mais rapidamente se comparadas aos carboidratos. Por isso, não pode faltar esse nutriente no cardápio de quem cuida do bem-estar e das curvas.

Quer mais motivo paramelhorar o funcionamento do seu organismo?Beba no mínimo oito copos de água gelada por dia. Isso ajuda a “limpar” cerca de 200 calorias, pois o corpo gasta energia para aumentar a temperatura da água de 5ºC para 37ºC (temperatura interna dele).

Como aproveitar os benefícios dos alimentos termogênicos

Para que os alimentos termogênicos sejam de fato eficientes, eles devem ser consumidos com frequência, e como parte de uma alimentação equilibrada. E são essenciais os acompanhamentos nutricional e médico para que seu uso não traga desconfortos ou problemas mais sérios.

Pessoas com hipertireoidismo, por exemplo, já apresentam metabolismo elevado e não devem ingerir os termogênicos, que podem aumentar o risco de perda de massa muscular.

Crianças e gestantes, pessoas com problemas cardíacos, hipertensão, úlcera, enxaqueca e alergias não devem abusar desses alimentos porque eles podem provocar insônia, hipoglicemia, alteração da pressão arterial, nervosismo e taquicardia.

E mais: não custa lembrar que os efeitos de uma boa alimentação são otimizados quando comemos devagar e mastigamos bem; quando damos preferência aos alimentos ricos em fibras e reduzimos o consumo de gordura.

Todos esses fatores, aliados à prática de atividades físicas, são essenciais à manutenção da saúde e, consequentemente, da boa forma. Cuide-se, e bom apetite!

 Conheça o suplemento goji vita, que é um ótimo termogênico acelerador de metabolismo.

 

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