Doenças

Alimentos que curam enxaqueca

Para quem sofre com crises recorrentes, encontrar alimentos que curam enxaqueca é quase como ganhar na loteria. É bem verdade que uma mordida não irá resolver o problema de maneira imediata, mas na batalha contra as dores debilitantes da enxaqueca, toda ajuda é mais do que bem-vinda.

É importante levar sempre em consideração que, apesar de muitos alimentos que curam enxaqueca terem resultado em boa parte das pessoas, não há nada que garanta que eles funcionarão especificamente para você.

Por isso, antes de encher um prato com algum destes ingredientes, teste antes se eles fazem bem para você. Assim você saberá quais são seus aliados, e os incluirá em uma dieta preventiva. Confira alguns dos principais alimentos que curam enxaqueca para a maior parte das pessoas:

Folhas verdes escuras

As folhas verdes de tons mais escuros, como o espinafre e a couve, são exemplos de alimentos que auxiliam na redução de incidência de vários problemas crônicos, entre eles a enxaqueca. A presença de magnésio é um dos principais segredos destas folhas, sendo uma das substâncias que comprovadamente auxiliam a combater as dores.

Além disso, folhas deste tipo costumam ser ricas em vitaminas do complexo B e ômega 3, que são aliados importante no combate às dores. A vitamina B2, por exemplo, tem efeitos na redução da frequência, da intensidade e da duração das dores. Por isso, considere incluir algumas destas folhas em sua dieta diária e observe os resultados!

Nozes e sementes

Um punhado de suas nozes ou castanhas favoritas durante sua próxima crise de enxaqueca pode ser um bom alinhado contra a dor, além de ser delicioso. Evidências indicam que pessoas que sofrem frequentemente com este tipo de dor tendem a apresentar uma concentração menor de magnésio no organismo que pessoas que não sofrem do problema.

Neste cenário, um estudo demonstrou que pessoas que sofriam crises recorrentes e iniciaram uma suplementação com magnésio tiveram uma redução de 41% na frequência dos ataques. A boa notícia é que essas castanhas, nozes e sementes são ricas no nutriente, e podem ser considerados alimentos que curam enxaqueca quando incluídos na dieta diária.

Carne vermelha

Vários estudos indicam que carnes envelhecidas, defumadas, em conserva ou embutidas fazem mal para quem sofre de enxaquecas, pois são considerados gatilhos alimentares bastante graves.

No entanto, recorrer à carne vermelha não curada, sem a adição de hormônio, pode auxiliar muito na obtenção de vitamina B2, que é um poderoso aliado no combate às dores. Nestes casos, a carne pode ser incluída entre os alimentos que curam enxaqueca.

Ovos

Algo tão simples quanto um ovo pode fazer maravilhas no tratamento dos sintomas da enxaqueca. Mais uma vez, o complexo de vitaminas B – sobretudo a B2 – faz milagres neste caso. Dois ovos grandes frescos possuem cerca de 24% da quantidade ótima de vitamina B2 necessária para reduzir as dores de cabeça, além de serem uma excelente fonte para outros nutrientes, especialmente as proteínas.

Grãos integrais

Quem come grãos integrais com frequência em sua dieta está um passo à frente no que diz respeito à prevenção das dores de cabeça. Isso porque a presença destes grãos na dieta não gera picos nos níveis de açúcar do sangue. Pelo contrário: os carboidratos são lentamente trabalhos, evitando que dores induzidas por hipoglicemia sejam um problema na sua vida.

Por isso, tente substituir grãos processados por grãos ainda integrais, e você provavelmente perceberá a importância de adicionar estes alimentos que curam enxaqueca em sua dieta, sem precisar mudar o tipo de receita que você prepara em sua rotina. Além disso, utilizar grãos integrais auxilia em vários outros aspectos de sua saúde, desde questões alimentares, até a capacidade de manutenção do seu peso.

Recomendados para você:

Comentário