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Beleza de dentro para fora: Alimentos para a saúde do cabelo

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Não há dúvida de que produtos tops deixam os cabelos dignos de capa revista. Mas para garantir um visual de tapete vermelho, é preciso investir também na saúde dos fios, aproveitando os alimentos certos.

Então, enquanto cuida da hidratação das suas madeixas com seu hair stylist preferido, dá só uma olhadinha nos 10 alimentos best friends forever do cabelo:

  • Agrião – possui MSM, que é a forma biodisponível do enxofre, mineral indispensável à produção e manutenção da queratina. Além disso, possui ação anti-inflamatória, ajudando a evitar a caspa. O ideal é uma xícara de chá por dia de agrião.
  • Aveia – rica em silício, substância que participa da estruturação da queratina, proteína que forma o cabelo. A aveia oferece ainda vitaminas do complexo B e zinco, que favorecem o crescimento e o controle sobre as mudanças hormonais, respectivamente.

O resultado é um cabelo com menos queda e sem fios brancos antes do tempo. A quantidade recomendada de aveia é uma colher de sopa diariamente.

  • Castanha-do-pará – essa fruta oleaginosa é fonte de zinco, cuja carência deixa o cabelo sem brilho, fino e quebradiço. Aposte nela para melhorar o desenvolvimento capilar e prevenir a descamação no couro cabeludo. Bastam duas por dia!
  • Cenoura – fonte de betacaroteno, um antioxidante poderoso e precursor da vitamina A. Auxilia no combate à ação dos radicais livres. Por isso, impede a queda e a perda de pigmentos que deixariam o cabelo grisalho precocemente.

A vitamina A, por sua vez, é importante para a nutrição e saúde das células do couro cabeludo. Uma cenoura média por dia já é o suficiente para cuidar do seu look de estrela.

  • Espinafre – contém ferro, que é atuante na produção dos glóbulos vermelhos e na preservação dos folículos capilares. A carência de ferro causa perda de brilho, ressecamento, fraqueza e até queda dos fios.

A “parceria” com a clorofila presente no espinafre proporciona equilíbrio da oleosidade do couro cabeludo, fortalece a raiz e normaliza o crescimento dos cabelos. Consuma um prato de sobremesa do vegetal diariamente.

  • Iogurte magro – traz aminoácidos, para fortificar a fibra capilar, e vitaminas do complexo B, que otimizam o depósito de queratina, deixando o fio mais encorpado e resistente. Saboreie um copo (200 ml) de iogurte por dia e mantenha o charme dos seus cabelos de diva.
  • Laranja – a parte branca que envolve seus gomos, a pectina, é rica em fibras que colaboram com a limpeza de toxinas do organismo. Em excesso, elas contribuem com o aumento da oleosidade e o surgimento da caspa. Inclua uma laranja na dieta todos os dias.
  • Morango – contém flavonoides e vitamina C, que ativam a microcirculação sanguínea no couro cabeludo. Assim, os cabelos crescem mais rápido e menos propensos à queda, quebra e ao ressecamento. Aproveite uma xícara de chá da fruta por dia.
  • Salmão – famoso por oferecer proteína de altíssima qualidade, possui ainda quantidade significativa de ácido graxo ômega 3 e selênio.

Juntos, eles melhoram a chegada de nutrientes ao bulbo; combatem inflamações e protegem o couro cabeludo contra a radiação ultravioleta. Inclua um filé médio de salmão pelo menos três vezes por semana no seu cardápio.

  • Soja – outra ótima fonte de proteína, que compõe 97% do cabelo. Ou seja, sem quantidade suficiente desse nutriente, bye-bye cabelo: não é possível produzir fios novos para repor os que se foram. Nem pensar, não é mesmo?

Então, capriche na soja, consumindo três colheres de sopa dela diariamente.

E tem mais! Beba bastante água e fuja dos inimigos da saúde dos cabelos e, vamos combinar, do corpo todo: açúcar, carboidratos refinados (massa e pão branco) e bebidas alcoólicas. Depois, é só esperar os elogios! Fiu-fiu!

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