Gravidez

Alimentação Saudável na Gravidez

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A gravidez é o período mais importante e marcante na vida de uma mulher. Justamente por isso, é essencial saber como ter uma alimentação saudável na gravidez, para dar a luz a um bebê lindo, saudável e forte.

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Durante esse período, é preciso que a mulher aumente a sua ingestão de alimentos ricos em proteínas, vitaminas e ferro, para que a criança possa se desenvolver bem e com muita saúde. Sem uma alimentação saudável na gravidez, o bebê pode nascer com sérias deficiências nutricionais.

Comer por dois? É isso mesmo?

Não. Não é necessário que a mulher coma por dois durante a gravidez. O importante é que ela aumente a ingestão dos alimentos certos. Se a mulher comer somente bobagens, vai engordar mais que o necessário e a criança poderá não receber todos os nutrientes dos quais precisa para se desenvolver.

Por isso, se você era uma mulher que não prestava muita atenção no que comia, é hora de mudar isso! Agora é preciso fazer refeições com mais nutrientes e segurar a onda na hora de comer bobagens, como frituras, salgadinhos e biscoitos recheados, que só vão trazer calorias vazias e nada de bom para o seu bebê. Para se ter uma alimentação saudável na gravidez, é preciso ficar atenta a isso.

Então, o que devo fazer para ter uma alimentação saudável na gravidez?

Durante o período da gravidez, o corpo feminino passa a trabalhar de forma completamente diferente. O organismo vai passar a aproveitar o máximo de tudo o que a mulher ingerir, para alimentar o feto.

A maioria das mulheres não sabe, mas, durante os seis primeiros meses de gravidez, não é necessário aumentar demais a ingestão calórica, mas sim mudar o que se come, para que o bebê tenha todos os nutrientes de que necessita. Já nos últimos três meses de gestação que é indicado aumentar a ingestão de alimentos em cerca de 200/300 calorias por dia. Mas, durante todo o período da gravidez, é mais do que indicado que a mulher coma sempre de forma equilibrada, para se ter um bebê com saúde e nem engordar além da conta.

O que devo evitar para ter uma alimentação saudável durante a gravidez?

Na prática, uma mulher grávida pode comer um pouco de tudo. Mas é bom ter moderação e evitar a ingestão de certos alimentos, como:

– Certos tipos de queijos com fungos, como o roquefort e o gorgonzola. Os queijos do tipo minas e frescal também devem ser evitados, pois podem ter sido feitos com leite não pasteurizado, o que pode gerar listeriose e prejudicar a criança.

– Carne malpassada ou crua e ovos crus. Isso é essencial para evitar que você faça a ingestão de bactérias que possam prejudicar o bebê.

– Peixes e frutos do mar crus, sushi e ostras.

– Atum, peixe-espada e cação, que, por terem níveis muito altos de mercúrio, podem prejudicar a gravidez. Essa recomendação é válida também para as mulheres que estão amamentando e para quem está pretendendo engravidar.

– No caso de existirem na sua família ou na do pai da criança pessoas com problemas de alergia a certos alimentos (como castanhas e amendoim, por exemplo), é bom evitá-los, pois o bebê pode ter herdado esse tipo de alergia.

– Bife de fígado e miúdos, para evitar o excesso de ingestão de vitamina A, o que pode prejudicar o feto.

– Não exagere na cafeína e nada de bebidas alcoólicas.

O que devo comer para ter uma alimentação saudável na gravidez? É preciso tomar suplementos?

No começo da gravidez, é comum que a mulher sinta muitos enjoos, por isso, ela nem sempre vai conseguir comer de forma adequada no início da gestação. Por isso, é muito comum que o médico indique uma determinada suplementação alimentar, para que o bebê receba todos os nutrientes que precisa para crescer forte e saudável.

Para ter uma alimentação saudável durante a gravidez, é importante que a mulher invista em alimentos ricos em ácido fólico, já que a deficiência desse nutriente pode gerar deformações no sistema neurológico do bebê em formação. A dose de ácido fólico indicado para uma mulher grávida é de 450mcg por dia.

É comum durante o pré-natal os obstetras receitarem um suplemento completo, rico em ferro, minerais e vitaminas, lá pelo terceiro mês de gravidez, quando os enjoos costumam cessar e o organismo da mulher tolera melhor a ingestão da suplementação. Nessa etapa, o médico também indica o que a mulher deve comer para ter uma alimentação saudável e tudo o que deve ser evitado, de acordo com o seu histórico médico, caso você tenha diabetes, pressão alta ou propensão a alguma outra doença.

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