Alimentação Saudável

Álcool engorda! – Conheça as Bebidas Menos Calóricas

alcool engorda mesmo

Pensar em dieta nos remete a lembrar da salada, dos cereais, da carne magra, do suco natural, e a bebida alcoólica fica no fim da lista da preocupação diária. Isto acontece tanto porque a maioria das pessoas não bebe todos os dias, quanto porque há uma leve impressão de que o que tomamos pode ser menos importante do que aquilo que comemos, por ser o de menos quantidade.

Enquanto a maior parte da atenção está em 4kcal/g de carboidrato e 9kcal/g de gordura, a dose de álcool faz passar batido 7kcal/g. Aquela festa, uma simples social, ou o barzinho, pode acrescentar alguns números a menos no peso perdido durante a semana. A bebida tem seu lado bom e também o ruim, saber o quê beber é essencial para que o momento de descontração não pese, literalmente, na balança, ou na cabeça, no dia seguinte, se é que você me entende… Beba e engorde com moderação.

O quê beber?

alcool engorda mesmo

Caipirinha e Caipifruta de Kiwi

É fato que quanto maior o teor de álcool de uma bebida, mais ela será calórica. Porém, é preciso considerar as misturas que se fazem com elas, e também a quantidade que se toma. Um exemplo de armadilha é a cerveja. Uma das bebidas mais acessíveis, a cerveja também é uma das menos calóricas, porém tomadas em maior quantidade. Já uma bebida mais forte que é tomada em menos quantidade, pode engordar menos.

Existe uma expressão famosa que diz: “vodca não engorda”. Na verdade engorda, porém, menos. O rumo da prosa muda quando adicionamos à vodca um suco de limão, refrigerante, ou energético por exemplo.

Vodca engorda? Uma caipirinha feita com vodca tem aproximadamente 120 kcal, enquanto a cerveja e o chopp, são respectivamente (350ml) 147kcal e 180kcal. As misturas mais populares podem ser uma das mais calóricas. A mistura vodca com energético possui 210kcal, e o Uísque com água de coco fica 184kcal.

Um copo de cerveja possui cerca de 180 calorias.

Lembrando sempre que caloria e quantidade andam juntas; atenção ao cardápio:

Bebidas principais:

Pinga (1/2 copo de 100 ml): 231 calorias
Batidas (1/2 copo de 100 ml): 251 calorias
Cerveja (1 lata de 350 ml): 147 calorias
Champagne (1 taça de 125 ml): 85 calorias
Chopp (300 ml): 180 calorias
Vinho tinto (100 ml): 65 calorias
Vodka (30 ml): 72 calorias
Uísque (100 ml): 240 calorias
Tequila (100ml): 220 calorias

Dados: Hypescience.com, saúde.terra.com
Bebidas acrescidas:

Suco de limão (180 ml): 9 cal
Suco de tomate (com 1 limão): 27 cal
Copo de suco de abacaxi (240 ml – 2 fatias): 100 cal
Energético (150 ml): 66 cal
Copo de suco de laranja (240 – com 2 laranjas e meia): 135 cal
Refrigerante de Guaraná (180 ml): 63 calorias
Refrigerante de Limão, Sprite (180ml): 63 calorias
Refrigerante de jaranja, Fanta (180ml): 97,2 calorias
Água-de-coco, Socôco (100ml): 20 calorias

Dados: bancodesaude.com, Hypescience.com

Beber com Moderação faz Bem

Vinho faz bem à Saúde

Você provavelmente já ouviu falar que vinho tinto faz bem para o coração. Pois bem, o vinho é antioxidante, devido a uma substância chamada de flavonóides, que ajuda na absorção de vitamina C. Além da ação antioxidante, a substância pode ser anti-inflamatória, antialérgica e anti-hemorrágica.

As outras bebidas alcoólicas também possuem seu lado bom para o organismo. O álcool diminui o acúmulo de gordura nas artérias. Ele ativa a produção do bom colesterol (HDL), combatendo o mau colesterol (LDL), o qual se acumula, esta ação melhora o fluxo sanguíneo. Porém, para que aquela dose faça bem completamente, esse álcool no sangue deve ser moderado. Segundo a revista Men’s Health, o valor máximo considerado moderado para ingerir é de duas latas de cerveja, duas taças de vinho ou duas doses de destilado por dia, a escolha é sua.

 

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