Alimentação Saudável

Os 7 melhores alimentos para o café da manhã

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Depois de uma noite bem dormida e um longo período de jejum, nada melhor do que uma refeição completa para começar o dia e obter energia e disposição para iniciar as atividades cotidianas, certo? Exato! Porém, tomar um café da manhã reforçado, com pães, sucos, cereais e frutas, não é uma prática muito comum, seja pela correria, por causa dos horários apertados, do trânsito ou por que simplesmente muitos não sentem fome logo cedo.

Mas engana-se quem pensa que pular o café da manhã é um bom negócio. Comer logo cedo aumenta a disposição, acelera nosso metabolismo e faz com que gastemos mais calorias durante o dia. Quando ficamos sem “combustível” em nosso organismo, ele é obrigado a queimar músculos para obter energia. Além disso, acabamos comendo demais na refeição seguinte ou beliscando mais besteiras durante a manhã. E essas são as principais causas do aumento de peso.

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Para evitar isso e melhorar sua dieta diária, vamos listar a seguir os alimentos que não podem faltar em seu café da manhã e que lhe ajudarão a manter o peso ideal, ter mais energia e disposição para as tarefas do dia a dia.

Frutas

Ricas em vitaminas, fibras, antioxidantes e minerais, as frutas são importantes para qualquer tipo de dieta. Com grande variedade, elas podem ser consumidas de várias formas e combinações – sólidas, sucos ou vitaminas. Fundamentais para diversas funções, elas colaboram para o bom funcionamento de nosso organismo, combatem doenças cardiovasculares, cancerígenas e cerebrais, retardam o envelhecimento e são fonte de energia.

Leite e seus derivados

Por dia, devemos ingerir três porções de leite e derivados. O café da manhã é o melhor momento para consumir a primeira. Opte por versões desnatadas e produtos com a menor presença de gordura e colesterol possíveis. O cálcio presente nesse tipo de alimento é essencial para o desenvolvimento ósseo de crianças e adolescentes, e para evitar a osteoporose nos adultos e idosos.

Pães

Ótima fonte de energia, o pão não pode faltar na primeira refeição do dia. Entretanto, prefira os lights e integrais, pois contêm mais fibras, vitaminas, minerais e são menos calóricos. Além disso, esse tipo de carboidrato promove a sensação de saciedade mais rápido, diferente do pão branco refinado.

Frios

Fontes de proteína e com pouca presença de gordura, queijos do tipo minas, ricota e cottage, e presunto e peito de peru são os mais recomendados. Mas seu consumo deve ser moderado, cerca de duas a três vezes na semana, pois têm grande quantidade de sódio em sua composição.

Cereais

Com grande quantidade de fibras, vitaminas, ácidos graxos e nutrientes, os cereais devem fazer parte da dieta de qualquer um de nós. Os mais recomendados são granola, linhaça e aveia. Quando misturados às frutas, são ainda mais benéficos e têm seus efeitos, como redução do colesterol e prevenção de doenças, potencializados e devem ser consumidos regularmente.

Ovos

Com 13 nutrientes essenciais ao corpo humano e rico em proteínas, é muito recomendado o consumo de ovo pela manhã. Com grande quantidade de vitamina B em sua composição, ele ajuda a conservar a memória e seus carotenoides – luteína e zeaxantina – são benéficos para os olhos e para saúde ocular.

Café Preto

Por fim, o tradicional café preto também é uma boa pedida para iniciar o dia. Desde que com pouca adição de açúcar ou cremes, ele traz benefícios para o coração, previne contra a diabetes tipo 2 e retarda o declínio cognitivo por conta de significante quantidade de antioxidantes em sua composição.

Com todos esses alimentos e dicas, há melhor forma de começar o dia ou a necessidade de pular o café da manhã? Insira essa refeição em seu cardápio diário e sinta as melhoras em sua dieta e em sua vida como um todo. E se tiver alguma outra preferência para compartilhar, deixe seu comentário e divida suas opiniões com a gente. Até a próxima!

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