Ganhar Massa Muscular Suplementos Alimentares

5 suplementos ideais para quem quer ganhar massa muscular

Ganhar massa muscular não é tarefa das mais fáceis e, muito menos, das mais rápidas. Para os músculos crescerem é preciso aliar diversos fatores como exercícios físicos regulares e intensos, dieta balanceada, períodos corretos de descanso e horas de suor e desconforto.

Entretanto, existem no mercado diversos tipos de suplementos alimentares para acelerar o crescimento e contribuir para esse processo. Para facilitar sua vida, listamos os cinco suplementos ideais e que promovem os melhores resultados para quem quer “crescer”.

Whey Protein

whey-proteinEste hiperprotéico é o mais procurado e utilizado por atletas e frequentadores de academias, uma vez que sua fórmula contém diversas proteínas presentes no leite que são necessárias para o ganho de massa muscular, em outras palavras, são esses os suplementos para crescer. Extraído do soro, durante o processamento de queijos, este composto também reúne todos os aminoácidos que não são produzidas naturalmente pelo nosso corpo.

Como as proteínas são fundamentais para composição muscular, o Whey Protein contribui bastante para desempenho dos músculos e para a recuperação muscular, fazendo-os crescer. Além disso, esse suplemento também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a controlar a saciedade.

Este produto é vendido em pó, líquido, gel e barras e pode ser encontrado dividido em três grupos: concentrado, hidrolisado e isolado. Deve ser ingerido pós-treino para estimular e recuperar os tecidos musculares afetados durante o treino, que sofrem micro-lesões durante as atividades físicas. Algumas pessoas também tomam o whey pré-treino, confira o artigo “Whey Protein: antes ou depois da atividade física?

Resumo do Suplemento para Ganhar Massa Whey Protein

  • Como tomar: tomar após o treino ou no café da manhã;
  • Dose recomendada: 2 scoops ou 40g;
  • Indicado para: homens e mulheres (todos os suplementos funcionam para mulheres, não existem femininos ou masculinos).

BCAA

Os aminoácidos também exercem um papel essencial na formação da musculatura e o BCAA (Branch Chain Amino Acids, em inglês, ou aminoácidos de cadeia bcaaramificada) são indispensáveis para a manutenção proteica em nosso corpo e seu funcionamento, uma vez que são as unidades principais da composição de uma proteína.

Essa substância ajuda na recuperação muscular, na reparação do tecido e no desenvolvimento de um novo, amenizando a fadiga corporal e promovendo a síntese de proteínas. Além disso, é fonte de nitrogênio para fusão da glutamina – aminoácido abundante no tecido muscular, que atua como um combustível – com a alanina, que reduz a quebra proteica no organismo.

Consumido em pó ou em cápsulas, o BCAA aumenta a desempenho, melhora a força e auxilia no catabolismo muscular, ou seja, potencializa o processamento desse composto no organismo.

Resumo do BCAA

  • Como tomar: antes e depois do treino;
  • Dosagem: 20g durante o dia;
  • Indicado para: pessoas que querem fornecer mais nutrientes para síntese proteica, ou seja, crescer;
  • Ação: evita o catabolismo e aumenta a síntese de proteínas.

Maltodextrina

maltodextrina

Os carboidratos são as principais fontes de energia do nosso organismo e, por isso, são imprescindíveis para sessões de treinos prolongados. E a maltodextrina é um dos compostos desse tipo de substância que ajuda a manter a disposição corporal nas atividades de média e longa duração.

Disponível em pó, esse produto deve ser consumido uma hora antes do treinamento, uma vez que é liberado gradativamente no nosso organismo, e até uma hora depois das atividades para recuperar a musculatura, a fim de evitar que proteínas e aminoácidos sejam desperdiçados como fonte de energia, quando devem atuar na formação e no crescimento muscular. Quer saber mais sobre malto? Confira nosso post “Conheça os benefícios da Maltodextrina, a famosa Malto

Resumo da Malto:

  • Como tomar: imediatamente após o treino;
  • Dosagem: 75g;
  • Indicado para: pessoas que querem reduzir o catabolismo liberando insulina;
  • Ação: leva nutrientes para os músculos, além de gerar superávit calórico.

Hipercalóricos

Esse tipo de suplemento é fruto da combinação de proteínas e/ou aminoácidos com carboidratos simples, complexos ou misturados. Esse composto tem como função proporcionar grandes doses de energia para o treino e quantidades igualmente altas de proteínas para o desenvolvimento muscular, para que essas substâncias desempenhem suas funções corretamente, sem inverter seus papéis.

hipercalorico

Em contrapartida, este produto deve ser consumido com cuidado, uma vez que se o carboidrato não for adequadamente queimado durante os treinamentos para se tornar massa muscular, pode ter efeito contrário, engordando. Além disso, essa substância eleva a produção de insulina no organismo, o que pode provocar hipoglicemia ou efeitos colaterais como náuseas, vômitos e diarréias.

Resumo da “massa”:

  • Como tomar: complementando refeições;
  • Dosagem: conforme na embalagem;
  • Indicado para: mulheres e homens cuja dieta não é adequada e precisam de mais kcal diárias.
  • Ação: complementa sua alimentação com carboidratos, proteínas e gorduras.

Creatina

creatinaUtilizado principalmente para aumentar a força durante o treinamento e ‘inchar’ o músculo, este produto é um composto de aminoácidos. Vendido em pó, que deve ser misturado à água, este suplemento aumenta e dá maior força à musculatura.

A creatina retém água dentro do músculo, aumentando o tamanho das fibras e fazendo com que as células fiquem mais hidratadas, o que estimula o crescimento muscular. Outro fator positivo deste produto é que ele produz energia imediata, sendo ideal para treinos de explosão de força.

Contudo, o mesmo processo que retém líquido e cresce os músculos, pode prejudicar outros órgãos, principalmente os rins, por conta da diminuição da excreção de urina. Por isso, este produto deve ser ingerido com pausas mensais – após consumir um ou dois meses, suspender por um – por conta da retenção de água.

É importante salientar que todos esses complementos alimentares devem ser consumidos com orientação médica ou de nutricionistas, principalmente em crianças, idosos e gestantes, e não servem de substitutos de alimentos. Além disso, altas doses dessas substâncias em nosso organismo podem sobrecarregar o funcionamento de determinados órgãos, como rins e fígado.

Resumo da Creatina (para inchar?):

  • Como tomar: 5g após treinos;
  • Dosagem: de 5 a 10 gramas;
  • Indicação: pessoas que querem aumento de força e músculos;
  • Ação: aumenta a força e retém água dentro das células musculares.

E você que é adepto da musculação e quer ganhar massa muscular, qual desses produtos utiliza e já utilizou? Com qual obteve os melhores resultados? Compartilhe com a gente suas experiências!

7 Comentários

  • Parabéns, artigo muito bom, só faltou citar as marcas mais confiáveis pro pessoal comprar.

  • Olá, eu estou comecei realmente a treinar a pouco tempo e já comecei a tomar suplementos alimentares, comprei todos da lista, vamos ver o que vai dá. #CresceBimas

  • Eu adoro malhar treino moay tay de seg e quarta e terca quinta e sabado treino pernas e bracos .tomo 2 caps de bcaa antes e apos o treino whey malto e agora comei tomar creatina apos o treino tb,antes de dormir tomo albumina om glutamina e ao acordar estou comendo pao integral frango saladas batata doce aveia ovo.minha intecao e ficar definida e pernao rs estou no caminho certo ou estou tomando mta coisa.obrigada

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